PRECEITOS MODERNOS . NADISMO – FILOSOFIA PARA O SÉCULO XXI -4ª de 4 Partes
Monótona é a vida do perneta; andar sempre no mesmo pé.
Escolha de
T´Chingange
E, surgem variantes como o Paredismo com a Escola minimalista do Nadismo que prega que os estados elevados de inutilidade do ser podem ser alcançados a partir da contemplação passiva de superfícies planas, tais como paredes, tetos e muros. Tive um ápice desta teoria quando me deitei de papo para o ar na capela Sistina para apreciar o início do universo pintado bem no centro do tecto. Surge também o Nadismo Académico Impressionista, uma vertente que se têm desenvolvido rápidamente junto à crescente popularização dos cursos de nível superior e de pós-graduação.
Eminentemente teórico, o Nadismo académico combina a aparente produtividade com o uso intensivo de linguagem rebuscada e analogias remotamente relevantes, com o objectivo final de Nada produzir… Falar ou escrever muito na forma erudita sem dizer Nada. Outra variante é o Procrastinantismo. Estespraticam o Nadismo através do permanente adiamento de toda e qualquer actividade complexa, desagradável, ou para a qual eles se devam levantar do sofá (o que inclui até mesmo pegar um copo d’agua na cozinha). Pessoalmente pratico o Nadismo Pragmático. Este também é conhecido como Nadismo de Guerrilha, o Nadismo Pragmático parte da compreensão de que a vida contemporânea impõem severas restrições à prática pura e autêntica do Nadismo tradicional. Como solução, preconiza a inserção de actividades nadistas ao longo do dia, como forma de contestação político-social.
Tais práticas incluem o cochilo-soneca na rede, no Chinxorro o cafezinho prolongado, a enrolada no pós almoço e o uso intensivo do botão “soneca” no seu despertador e o deixa para lá, a frase curta mais usada pelos nadistas. A palavra oxalá, muito simplista compromete o Alá como um nadista primário, para ele se remete tudo com um "se Alá quizer". O uso da internet, com suas redes sociais, vídeos e jogos on-line também influenciam profundamente a prática nadista. O nadista virtual concentra suas energias(?) na repetição mântrica de cliques com o mouse e na observação estática da tela luminosa do seu computador. Basicamente podemos garantir que o Nadismo irá permanecer. Permanecer no mesmo lugar, sem se mexer. E não mudará nadinha, nada mesmo!
Monangamba - trabalhador sem especificação, faz-de-tudo - (por vezes pejorativo).
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA