EMBEBEDADO NOS SONHOS - Com flores de Cristo!
Por
T´Chingange
Embebedado nos sonhos castigados, hoje dei uma resposta azeda a um colaborador da História das Guerras em Angola e, repliquei a notícia dizendo que a independência de Angola foi ganha ou conquistada; sem rebater este conceito por verdadeiro, afirmei que a oferta se adequa melhor ao acto de pronuncio de Agostinho Neto a 11 de Novembro de 1975. Uma entrega incondicional que forçou a vida de muita gente obrigando-as a fugas desordenadas e um recomeço de vida incerto, fora e dentro do território com uma guerra civil que se prolongou por 27 anos. Vencido por um desmazelo de chumbo deixei passar em claro afirmações de adoçar ambições que notoriamente ressaltam mais para além de uma qualquer ideologia em que se querem afirmar no amor a Angola. Para mim, bajular os donos da dibanda é de uma subjugação pura sem mais reticências ma ideologias e ambições são fantasias ou sonhos de cada qual.
Afundando sem resistência na lama do meu desgosto, sem forçar para iludir-me, ou desistir dos meus princípios, do meu carácter, sem ter em conta algumas atrocidades, continuo a viver porque, a vida é teimosa a não requer deixar-se apodrecer de forma tão madraça. Escrevo para adoçar as agruras brincando o curtir de cada dia-a-dia enganando os pesares; escorregadios, os dias, fogem-me como estrofes seguidos de deliciosas falas de amor, com estribilhos espanejados ao deus-dará como os de um hino de heróis do mar, nobre povo….
Plantei à porta do galinheiro e nas traseiras de minha casa uma trepadeira de maracujá que subiu pelo abacateiro esparramando-se no telhado pejada de flores de Cristo; abrindo pela manhã, estas flores dão-me honrarias de vida com a visita de besouros proliferando heroicidades. Surgem também os beija-flores, colibris luzidios sortindo suas pequenas despensas de tudo do que mais gostam, o néctar. Mais ao lado, gansos e galinhas esgadanham a terra limpando-a de formigas nocivas ao pau de sape-sape (graviola) e esta agradece fornecendo-me os maiores sape-sape que jamais vi. Como eu me consolo ensopado de suco desse grande fruto com meus dentes! Esses mesmos, que às vezes me mordem a língua! Aqui, com a flor de Cristo sinto-me galardoado quanto baste.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA