MAQUEXE
Em terra de Chiapas . 1
CRÓNICAS SOBRE OS MAIAS E SEUS 13 BAKTUNS OU CICLOS DE VIDA COM 394 ANOS.
PREÂMBOLO
PARTE 1 - POR VOLTA DE 1999
Maquexe é o nome dado a um escaravelho na América central; vi-o comendo madeira podre em Mérida, em terras de Yucatan no México.
Terras de Chichen Itzá do Deus Canan-Há.
Fazia compras quando reparei num escaravelho ornamentado de pintura colorida na sua carapaça; fosforescente mexia-se comendo como qualquer carocha nossa conhecida; em cima do balcão daquela loja, aquele bicho vivo de 2 centímetros estava a ser vendido como forma de adorno. Intrigado por novidade, interroguei o porquê à morena do balcão e fiquei a saber que, o mesmo com aquelas pinturas e pedras de enfeite, desde o tempo dos Maias Toltecas, servem de chamariz a namorados, uma forma de buscar encontro e dizer-se disponível para encetar um romance.
Normalmente este adorno é usado pelas damas, preso do lado do coração em cima de camisa ou corpete também ele vistoso e, para que sobressaía nos enfeites frontais.
Ali no mercado popular Garcia Rejon no centro de Mérida, aonde o ar é sereno e aonde as praças se enchem de gente nas noites cálidas, à socapa comprei um pendente de âmbar com uma abelha aprisionada; e digo à socapa porque assim foi, em combinada surdina com a morena do balcão e, em lugar do escaravelho iria naquela noite, fazer uma surpresa à minha mulher com este pendente em forma de gota.
É aqui que entra a história recente dos Chiapas pois que, tanto o maquexe como o pendente de âmbar são uma parte do artesanato cuja venda reverte a favor deste grupo guerrilheiro; é este um dos vários recursos usados no seu financiamento.
Tendo sido o México uma colónia Espanhola, a evangelização fez-se ao longo de séculos, eliminando cultos Maias (e Astecas) tendo como fazedores desta mudança frades Franciscanos que se internavam nas zonas dominadas por aquelas antigas civilizações; estes consideraram sempre os seus rituais como sendo obra ou artimanhas do diabo pelo que, infelizmente, queimaram muitos dos escritos, códigos Maias; provocaram assim, uma grave lacuna dos conhecimentos astrofísicos em que aqueles, eram especialmente desenvolvidos.
Submetidos desde então e, de forma progressiva ao Cristianismo os menoritas, ordem menor dos Franciscanos, acabaram, pode dizer-se com aquela civilização; resquícios de então entre os maias actuais, deram origem a levantamentos em luta pela sobrevivência e anti-exploração. Os campesinos sem terras de boa qualidade sentindo-se espoliados, provocaram rebeliões ou levantamentos tendo sempre como lema “a terra a quem a trabalha”.
- Baktun Zero
Deu-se entre os anos de 3113 e 2719 antes de Cristo
O feixe galáctico deu corpo às culturas do Alto e Baixo Egipto e Mesopotâmia, a expansão dos Sumérios na região do rio Eufrates, os escritos hieróglifos e caracteres cuneiformes. Era religiosamente essencial o sacrifício de seres humanos, tomavam drogas alocinogeneas no sono final. Os túmulos eram atulhados de alimentos, armas, bebidas e pingentes.
:::::::::::::CONTINUA::::::::::::
O Soba T´chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA