Conhecer Lagoa . II
A ORLA COSTEIRA . Na poça do ouriço
Por fim o Sol abre.
Escondido por detrás da cama, estremunha por cima da vaca com ternuras de primavera e calor de verão. Submetido a alforrias impostas ou espoliadas, surge com sons de cigarra.
O rendilhado de arribas carbonatadas quebram a sucessão em vales suspensos aonde petreficados gastrópodes espreitam grutas e algares de à vinte milhões de anos.
Nas horas de fantasia feita metáfora, o vento segreda-nos ter concebido aquelas furnas por um minotauro datado do plio-plistocénico com dois milhões de anos.
Reproduzindo quereres por mais de duas léguas, esse minotauro espalhou falésias enfeitando grutas para ali devorar donzelas; Os leixões sempre vigilantes, que digam quantos Teseus vingadores por ali aparecem à procura desse minotauro de cársica formação.
O sonho e fantasia, quando a sombra se recolhe no penhasco, é possivel tomar a forma de falcão-peregrino, pombo-das-rochas ou um simpes melro-azul.
Refastelado no poço dos ouriços, olhava sem inquietude as ranhuras e conchas incrustadas, na lasca de pau que ia e vinha na correnteza.
Três abelhas rondavam uma anémona espalmada sem vida; surgiram do nada sem experimentar o acto de voto, terra e liberdade, sem eleições ou coisas institucionais,... Iriam mudar o curso da história?
A gaivota-Argêntea, nidificando em pequenas fendas na parede da arriba só se arrisca voar quando não têm por perto o falcão de bico curto e garras de unhas aguçadas.
Andorinhas aos bandos parecem brincar com a sombra; furando o contraste azul distraíam-me das aflições. Aquele segundo era toda a minha vida, eternamente na sombra,...fossilizado!
Em terras ultramarinas
O Soba T´chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA