MAQUEXE
Em terra de Chiapas . 4
CRÓNICAS SOBRE OS MAIAS E SEUS 13 BAKTUNS OU CICLOS DE VIDA COM 394 ANOS.
Sabe-se hoje que os Egípcios, bons navegadores, passaram além do Mediterrâneo usando juncos de papiro. O explorador Norueguês Thor Heyerdahl demonstrou que estes poderiam ter chegado à América e, através do junco chamado Ra II (deus do Sol), em 1970 e partindo de Safi em Marrocos atravessou o Atlântico navegando com a corrente das Canárias e a força do vento bolina, chegando a Barbados 2 meses depois, após ter percorrido 6100 quilómetros; de salientar a curiosidade de na ilha de Gomera em Tenerife existir uma pequena pirâmide feita pelos Guanches com idênticas características de construção e orientação das encontradas em Tucume no Peru.
Nesses recuados tempos de Vândalos, Suevos, Cartagineses, Fenícios, Egípcios e Normandos a escrita não fazia parte das suas preocupações; conquistar terras, saquear e escravizar outros povos era o dia a dia, muito antes do nascimento de Cristo.
O mundo do conhecimento é tão absorvente que depois de se querer saber isto e a ligação com aquilo, vemo-nos num atoleiro infernal que levou o guerrilheiro Carlos fugindo a todo o instante das forças governamentais Mexicanos a dizer isso mesmo, a vida aqui é um inferno; não há nada mais terrível do que viver porque quando quase se sabe tudo, … morre-se!
Teríamos de viver 394 anos para assimilarmos todos os principais conhecimentos de um ciclo e, vai daí, dizer-se agora que os Maias tinham o conhecimento mais perfeito do universo Galáctico do que todas as outras culturas conhecidas.
Os Maias dividiram o tempo em eras ou ciclos e, são exactamente necessários 394 anos para se viver todo um percurso do conhecimento; o chamado Baktun.
- Baktun 3
Deu-se entre os anos de 1931 e 1537 antes de Cristo
Construção de canais de irrigação para a agricultura no fértil vale de Faium no rio Nilo, anexação da Núbia ao Egipto, construção de Carnaque perto de Tebas, exploração das minas de cobre no Sinai, canal ligando o rio Nilo ao mar Vermelho, relações comerciais feitas por mar entre a costa da Somália no norte de África e o Mediterrâneo Oriental, relações com Canaã e seus habitantes Fenícios, o surgir da Filisteia ou Palestina e Abraão entre os hititas, a importância do rio Jordão, Gaza, mar morto, Galileia e Transjordânia, Jacob, que deu o nome a Israel.
Note-se aqui o factor de expansão dos Egípcios usando barcas como meio de transporte.
:::continua::::
O Soba T´chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA