Vamos, pouco a pouco dar a conhecer os vários reinos tribais existentes em Angola, seus Reis e feitos mais destacáveis transcritos de geração em geração por via oral. Ali não havia bibliotecas nem cronistas ou bloguistas.
EKUIKUI, O REI DOS BAILUNDUS
Entre 1876 e 1893, reinava no Bailundo Ekuikui II, substituto de Ekongo-Lyo-Hombo, quando o reino entrou em grande alvoroço. Foi numa altura em que, no planalto, os reinos iam caindo, um a um, nas mãos dos colonos portugueses.
Nesse ano de 1893, os emissários do reino Bailundu, dirigiram-se à embala de Ekuikui II dizendo-lhe que o reino estava em vias de ser atacado.
Todos se recordavam da prisão feita pelos portugueses, do rei Cingi I um século antes.
E, o reino do Viyé, já estava há uma centena de anos submetido aos brancos.
Todos pensavam que Ekuikui II fosse ordenar ao Kesongo (ministro da guerra) que preparasse a defesa, mas fez precisamente o contrário; dirigiu-se ao Kalei (ministro da informação), instruindo-o no sentido de informar a população para aumentar a produção de milho, borracha e o comércio de escravos.
Na óptica do soberano era a estratégia mais viável para evitar que os portugueses metessem os pés naquele local e, assim foi. A versatilidade de Ekuikui II fez com que ele nunca provasse o sabor amargo da derrota.
O Bailundo viria apenas a ser tomado por Teixeira da Silva no reinado de Numa II. Este, inicialmente, não teve grandes dificuldades em conviver com o capitão português que o havia derrotado. No entanto, as coisas mudaram no dia em que um soldado português, violou uma das suas mulheres. O rei foi ter com o capitão, exigindo, como era hábito, uma indemnização.
Teixeira da Silva, ao invés de atender as queixas do soberano Ovimbundu, prendeu-o e mandou-o para Benguela onde, metido num barril, foi atirado ao mar alto, morrendo desta triste forma.
Quem é o povo Ovibundu:
-São os Bailundos (va-mbalundu), os Biés (va-vihé), os Uambos (va-wambu), os Galanguis (va-ngalangui), os Quibulos (va-kimbulu), os Andulos (va-ndulu), os Quingolos (va-kingolo), os Kalukembes (va-kaluquembe), os Sambos (va-sambu),os Ekeketes (va-ekekete), os Cacondas (va-kakonda), os Quitatos (va-kitatu), os Seles (va-sele), os Ambuis (va-mbui), os Hanhas (va-hanha), os Gandas (va-nganda),os Chicumas (va-chikuma), os Dombes (va-dombe) e dos Lumbos (va-lumbu).
Quem pensa que sabe tudo, um dia vem a saber mais um pouco! depois, só fica o espírito
O Soba T´chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA