ANTES DA HISTÓRIA
LUZIA . UMA HISTÓRIA COM 60 MIL ANOS
Antes da escrita, há outras histórias que explicam as origens do ser humano. É a história, antes da história.
Os arqueólogos, descodificando novos achados, analizam com testes de carbono outras supostas verdades. Foi assim que olhando pinturas rupestres em Boqueirão da Pedra Furada na região de Lagoa Santa, Minas Gerais, com a exploração de mais de 200 grutas, decifraram os vestigios dum anterior passado, antes dos Egipcios que também se acredita terem aqui chegado e, mais recentemente os Tugas com todas aquelas escondidas diplomacias de Papas e poder Régio da idade média definindo fronteiras ao tratado de Tordecilhas.
O dinamarquês Peter Lund, descobriu em meados do século XIX , 12 mil fósseis, um cemitério de 30 esquelectos humanos ao lado de mamiferos de grande porte do tipo gliptodonts, uns tatus com cerca de um metro de altura. A estes achados, foi designado o periodo da pré-história Brasileira, em realidade, o continente da América do Sul.
Em 2002, com técnicas mais sofisticadas e fidedignas, confirmaram o evidente, gentes vindas de África Central e do Sul, à cerca de 7 milhões de anos, atravessaram pelo sul do Mediterrâneo, a seguir a Ásia e atravéz do estreito de Bering desceram desde o actual Alasca à América Central, chegando consequentemente ao Brasil que hoje se conhece.
Na decada de 1997, encontraram um crãnio feminino com serca de 11.500 anos; referiram este achado com o nome de Luzia, uma mulher dos seus vinte anos, olhos grandes e nariz achatado do tipo negróide.
O terem chamado de Luzia a estas ossadas, é uma evidente referência ao fóssil de mais de três milhões de anos encontrado na Tanzãnia em 1974, de caracteristicas muito próximas àquele achado arqueológico da Lucy
Novos vestígios foram encontrados na serra de Capivara no Piauí, Nordeste Brasileiro.
Foi sem dúvida o início da caça ao tesouro a comparar com as novas modas de Indiana Jonas. Machados e artefactos indicam que eles, os pré-históricos manos e primos de Luzia, viviam na idade da Pedra Polida entre 12 mil e 4 mil anos antes de Cristo.
O Boniboni da Catumbela em Angola disse sobre isto o seguinte: - Mazé, esse tal de “Peter não sei das quantas”, tem que vir aqui nas barrocas da Luua destabilizar os defuntados ossos dos mais que passados primos da Luzia porque aqui, tem por demais, montes, paletes de ossadas pré-históricas meu,...
(è um comentário pouco sério! Não façam caso!)
Somos, em verdade, ainda, um enigma indecifrado.
Do Nordeste Brasileiro,
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA