Fábrica de letras
Os negros da rainha N´Zinga é que não quiseram sujeitar-se, e arrojaram os maiores impropérios aos holandeses, por os desampararem. A guarnição de Benguela rendeu-se a dois navios portugueses sem disparar um tiro, e a da ilha do São Tomé foi simplesmente abandonada e até astearam a bandeira portuguesa como sinal declarado de rendição.
Expulsos os holandeses, subjugou os negros que os haviam seguido. Salvador Correia, dispondo de poucas forças, alistou no seu exército os franceses que se voluntariaram, que até ali alinhavam com os holandeses. Bartolomeu de Vasconcelos, tomou o comando desta nova força de guerra que facilmente subjugou os dissidentes, forçando a rainha Ginga a pedir paz.
Como se pretendia, a reconquista de Angola resultou na rearticulação do abastecimento de escravos para a Bahia, o Rio e, depois o Nordeste com a expulsão dos holandeses de Olinda
Os bens sacrificados por Salvador correia à jornada de Angola voltaram aumentados e sem falta da tal mão-de-obra para as suas fazendas de todo o Brasil. Tudo o que o Brasil deu a Angola, Salvador restituiu, incluindo o capital adiantado pelos habitantes do Rio de Janeiro para a reconquista de Luanda.
Seu objetivo era agora a procura de minas. Seu filho João Correia de Sá, por alvará do rei, de 9 de Março de 1658em foi-lhe concedido o foro de fidalgo. Partiu à frente de nova bandeira para explorar a região das minas e Sabaraçu . A expedição encontrou filões auríferos, prenúncio do grande Ciclo de Ouro do Brasil. Como sempre a cobiça, o ouro, a prata ou as esmeraldas.
É aqui que abandonamos o clã dos Benevides para refazer a história do clã do “Zumbi”
O HIATO BRASIL . ANGOLA
O CLÃ DO ZUMBI
A versão que se segue pode ser um pouco fantasiada, mas tenta encontrar a versão mais coerente tomando em conta, datas, significados, costumes e dizeres da região de N´Gola de fala Kimbundu
Embora tudo indique que Zumbi dos Palmares tenha como avós gente de N´Gola da etnia Kimbundu faço aqui referência a um dito Umbundo porque na escravidão para lá do mar, depois duma amarga travessia em porões de esterco, a fusão entre gentes de tribos diferentes foi uma realidade. Angola esteve em permanentes conflitos e decorridos que são mais 360 anos após a restauração de são Paulo de Assunção de Luanda encontrou a paz. 33 anos após a desgraça diplomática do Alvor e Penina com a intervenção de políticos portugueses traumatizados, e novos generais de aviário sem experiência de governação ( 1974 / 1975). Finalmente angola entrou na ansiada prosperidade.
Continua :::::
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA