"PAIXÃO DE CRISTO"
Hoje, domingo, fiquei por casa cuidando do jardim. Andei subtraindo anseios descompostos ao redor do alpendre olhando as flores, lançando feromonas de doença verde. Peguei no pincel e fui de flor em flor polinizar a paixão. É isso mesmo, o bezouro habitual deve ter metido férias pois não apareceu; presumo que anda envolvido em exigências sindicais e hoje num fim de semana não vai aparecer de certeza.
As flores amarelecem numa tristeza murcha e caem de desgosto sem dar o fruto desejado, o maracujá. Cabe a mim ser o bezouro.
Um dia descobri que uma espécie de zangão grande, aparecia todo preto, e rápidamente de flor em flor retinha nas suas costas aspras o polem amarelo desta bela flor polinizando-a.
A "Paixão de Cristo" é de origem Tupi-Guarani e tem o nome gentílico de "murokuia".
Uma abelha normal não tem envergadura para poder captar o polém dos 5 estiletes amarelos em forma de chapéu oval. A flor, também faz lembrar uma daquelas condecorações que só os herois têm o prazer de ostentar ao peito. Nesta tarde de domingo eu, fui esse heroi da paixão, um cazumbi de bezouro; Nesse efémero feitiço, a mangonha do domingo festejou a primavera com a antecipação de seis dias.
Pretendia falar da adiáfa dos moirões mas fica para mais tarde,
O Soba TChingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA