Finalmente, acabei de ler o Fado Alaxandrino. Havia no início um Tenente Coronel, um comandante de patente omissa, um Capitão, um Tenente Oficial de Transmisões, um Alferes e um soldado. O Oficial de Transmições acabou por se enterrar numa faca, ninguém se denunciou mas tudo indica que foi o soldado que o ajudou nisso. O macho do Tenente andava a comer as mulheres do Tenente Coronel e do soldado. As mulheres, deusa do strip-tease, nuvem de perfume, a anã, a ajudante do ilusionista e a mulata deram volta ao miolo desses militares. São 607 páginas de suplício, descrições micro-métricas, persistentes mas belas. De todo o livro retirei um extrato último que me impressionou, fala da Beira Alta, talvez os anos 40 e poque conheço a geografia do local, aqui transcrevo um pouco dessa miséria social de então:
"..., e o meu padastro despia o colete, a camisa, as calças, descalçava os atacadores das botas e avançava para mim, sem uma palavra, soprando com força o pifaro dos beiços, com a cadela das codornizes a trotar nos calcanhares, tão magro e frágil e ridículo que ninguém diria poder matar um homem de indiferença tão absoluta como a do meu pai, e sentou-se ao meu lado, e segurou-me nos ombros, e obrigou-me a deitar-me, e cheirava a pólvora, a pulga de cachorro, aos lençóis da minha casa, os meus cabelos misturavam-se com as ervas, as minhas nádegas misturavam-se com o xisto, um sapo resvalou rente à minha orelha na marcha pesada e doente do farmacêutico da vila, e recebi o peso dele no meu corpo, abracei-lhe o lombo e fechei as pálpebras para o odiar ainda mais, com um ódio tão grande como os gritos dos mochos nas insônias de agosto,(...)
E a seguir a ele se vestir e ir embora, com a cadela a enrolar-se-lhe nos pés e os testículos úmidos de mim ocultos no riscado das ceroulas, enquanto me lavava do seu sumo de nêspera e das manchas violetas, quase negras, das coxas, percebi que nessa semana, ou na seguinte, ou na seguinte, a minha mãe e ele me mandariam embora, de comboio, para muito mais longe que o longe que eu a altura concebia, muito mais longe que Viseu, e Santar, e Tondela, e Mangualde, e Mortágua, que as vilas..."
Um livro a não perder pelas descrições da verruga, adjacências ao Tejo e partes úmidas das zonas intimas nas noites de putaria em Lisboa
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA