FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
MEMÓRIAS PETREFICADAS – 4ª parte
O MUNDO DA DISNEYLANDIA . PARIS
E, Januário Pieter continua:
- Tudo era diferente naqueles tempos (tomara!...). Um dia meu pai teve de ir com os Olandêses atacar Massangano e ficou por lá muitos dias até que no dia de 15 de Agosto de 1649, soubemos dias depois Luanda tinha sido de novo reconquistada aos Olandeses Mafulos por um senhor vestido de ferro, com barbas grandes; se chamava Salvador Correia de Sá e Benevides.
- Os Mafulos renderam-se pensando que os Tugas n´gwetas eram em grande número quando em realidade tinham só quase a metade deles, sem contar com o contingente que tinha ido atacar Massangano no qual estava meu pai Lestienne.
- Meu pai, quando regressou da guerra do mato despediu-se dos Mafulos que foram expulsos de N´Gola. Alistou-se no contingente de tropa Portuguesa, tinha eu então, 23 anos de idade, já estava alambado e tinha dois filhos.
Foi o encontro mais fantástico que ocorreu na minha vida, ali bem perto das cinzas dum homem chamado de Napoleão que fez alterar a ordem no Mundo Europeu repercutindo-se a todos os outros continentes.
Benevides o Luso da Bahia, tal como Napoleão, alterou o futuro de dois continentes e, tudo começou com a criação de São Paulo de Assunção de Luanda.
Ao despedir-me, o Kota Januário segredou-me que já estava farto do Mundo; apetecia engoli-lo, mas antes, queria sentir a sensação de voar como um pássaro e abraçar um avião igual a um daqueles que se alinhavam por cima de nós.
Com Januário, a cidade de Paris ficou com mais luz mas, foi dizendo que a Lisboa do Puto, tem mais sol e Luanda, mais calor.
Tudo acabou como começou, como um suspiro,... como um ai.
Glossário:
-Kota: mais velho; -N´Gola: Angola; -N´Ga: Senhora, Dona; -Tugas: Portuguêses; -Kianda: espírito das águas, feito homem, espírito do Adamastor; -N´Zimbos: conchas, moedas de troca; -Axiluanda: natural da ilha de Luanda, da Mazenga; -Mabanga: bivalve, ameijoa grada; -Kimbanda: médico tradicional, curandeiro e, às vezes feiticero; -T´Chingange: espírito feito homem, zelador dos bons costumes na tribo, guardador do tesouro; -Jagas: chefes guerreiros; -Mafulos: Holandêses, Olandêses; -M´fumos: chefes de circunscrição; -Malavo: vinho de palmeira cassoneira, marufo; -Mwana-pwó: gente branca e poderosa ida do Puto, colonos; -N´Gwetas: brancos no geral, N´dele; -M´Bicas: escravos, peças de venda; -Candengue: petiz, menino, rapazote, pivete; -T´chimbicando: acto de remar com bordão em zig-zag; -N´dongo: canoa; -Quitoto: bebida fermentada; -Kaluanda: natural de Luanda, Kamundongo; -Moamba: prato típico com farinha de fuba ou milho acompanhado de galinha em óleo de palma; -Kimbíjis: Peixe espada; -Cachuxo, (caxuxu): Peixe vermellho tipo red fich; -Mateba: atilho retirado da casca duma palmeira, fibra resistente para atar chinguiços (paus); -Arimo: plantação, lavra na plataforma junto ao rio, n´haca, horta; -Alambamento: casamento por contracto entre familias, união de facto sem papel passado, juntos.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA