FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
Matar por devoção
MARIA BONITA . MULHER DE LAMPIÃO
11 – CANGAÇO MODERNO – SÉCULO XXI
Passados duzentos anos após o período de Cabeleira, hoje, continua a verificar-se haver insegurança em tudo quanto é sitio; o cidadão anda permanentemente com o credo na boca, com medo e sem esperanças de melhoras perante os muitos crimes de roubo, morte e assaltos, alguns raiando o terrorismo organizado.
As casas são rodeadas de muros altos, com grampos de aço no topo e cerca eléctrica com várias fiadas; as portas são maciças feitas em Jatobá, uma madeira rija, quase pau-ferro.
Lendo o Diário de Pernambuco de 18 de Julho de 1981, deparamos com o alarme de um pai que por via das muitas notícias dava ênfase à notícia do crime com um efeito incentivado. Indignado, escreve para o jornal da seguinte forma: - Aqui, mata-se por devoção porque no entender de muitos, aquele que nunca assassinou pelo menos uma pessoa, humilham-no porque, acham não ter mostrado sua masculinidade...
É preocupante esta epidemia ter prevalecido ao longo dos tempos até aos dias de hoje (Janeiro de 2007). Este estado de sítio, mantêm-se noutros países latino-americanos tais como, a Colômbia, Bolívia, Equador ou Paraguai.
A promiscuidade entre o mundo do crime, políticos e capangas à ordem, ainda é uma realidade no Brasil de hoje. Pude ler, no Jornal de Alagoas de sábado, 2 de Dezembro de 2006 na página A.3 do sector político a notícia da prisão de quatro pessoas acusadas de comprar votos no município de Roteiro no estado de Alagoas; entre estes, estava Jerónimo Oliveira, o presidente da Câmara da cidade e o vereador Elias Bruno; foram presos entre S. Miguel dos Campos e Roteiro numa viatura combí levando nomes de eleitores acompanhados de títulos e secções de votação e ainda um maço com dezenas de santinhos do novo candidato à prefeitura Fábio Jatobá do PTB e, também um maço com notas de cinquenta reais. Acusados de crime de corrupção eleitoral, ficaram sob custódia da polícia Federal e à disposição da justiça; infringiram o artigo 299 do código eleitoral.
Esta nova eleição é feita por antecipação, por morte, a 11 de Setembro, do prefeito de Roteiro em exercício, Eduardo dos Santos do PMDB; ele e mais dois assessores foram mortos em uma emboscada na estrada vicinal entre S. Miguel dos Campos e Roteiro quando regressavam de actividades no Município.
Na disputa da nova eleição a prefeito, ficaram Fábio Jatobá (PTB), Damião Amâncio (PMDB), Ironaldo Melo (PT do B) e Edvaldo Rufino (PSB); Quem destes ganhar, assume de imediato as funções sem segundo turno. Sendo estes candidatos os principais interessados pela morte do anterior prefeito pergunta-se: - Qual a diferença de trato no mando e acção em relação há cem anos atrás?
A notícia por Televisão dá informe de que foi imposta a lei seca por 48 horas e o tribunal Superior Eleitoral enviou para a cidade um aparato policial configurando um cenário de guerra a saber. – Cem policiais militares, vinte polícias de investigação civil, seis investigadores da Polícia Federal e cinquenta homens do exército, totalizando 176 homens e, um helicóptero da Polícia Militar.
Alem deste exército foram deslocados para Roteiro homens do Táctico Integrado de Grupo de Resgate Especial (TIGRE), e, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a fim de fazer varreduras de intimidação.
Veja-se em todo este conjunto de informação o desperdício de verbas para impor uma operação cívica de primária acção em democracia moderna.
O medo latente na cidade, levou a que o presidente do tribunal desembargador José Fernandes Lima Sousa, determinasse que todos aqueles corpos policiais ficassem no local até depois do apuramento do resultado.
A notícia referia ”haver peixe grande” no processo.
Não adianta pormenorizar mais este relato pois que só é relevante falar dos contrastes. O homem eleito foi Fábio Jatobá apoiado pelos deputados estaduais Cícero Ferro e João Beltrão do MD, peixes grandes da política Alagoana.
( Continua... Cangaço moderno... XX )
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA