FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
Cristovão Colombo e as Ilhas de Porto Santo e Gomera
Vamos esmiuçar superficialmente esta globália.
Do reconhecimento oficial de Porto Santo em 1418 até à chegada à ilha Tanegashima em 1543 percorre-se mais de um século de abertura ao mundo, uma esperiência pioneira de globalização até um extremo oriental nunca sonhado. Sucede que àquela ilha vai parar uma estante de missal Japonesa do periodo Edo, início do século XVII que serve a rituais liturgicos católicos com uma arte que então se chamava de Namban. Os Namban não era senão os bárbaros do sul, os estrangeiros exóticos, os portuguêses que de elmo à cabeça, vestidos de ferro e latão dourado levavam uma cruz processional de bronze dourado; hábitos de militares e conquistadores na força da fé cristã.
Tem mais: - O Tratado de Tordecilhas estabelecido em 1494 dividindo o mundo entre as duas maiores potências do Ocidente era proposto por Portugal a divisão do mundo por uma linha merediana passando 370 léguas (
Cristovão Colombo (1451-1506), o Genoves, desde cedo dedica-se á arte de navegação e, em 1476 seu navio precário naufraga na costa portuguesa salvando-se a nado. Àvido no contacto com gente conhecedora da arte de marear encontra apoio em Lisboa de um descendente de patricio de nome Bartolomeu Perestrelo Moço; este, presumivelmente seria neto de Filipo Pallastrelli, um comerciante de origem italiana que chegara a Lisboa nos finais do século XIV tornando-se um cavaleiro da casa do Infante D.João e, mais tarde da do Infante D. Henrique. Foi em Portugal que Colombo estudou as rotas maritimas, efeito dos ventos, correntes marítimas e o conceito de terra redonda.
D. Henrique, na qualidade de Mestre da Ordem de Cristo, titular das ilhas, entrega a administração da capitânia de Porto Santo a Bartolomeu Perestrelo (pai) enquanto as do Funchal e de Machico ficam respectivamente entregues a João Gonçalves Zarco e a Tristão Vaz da Teixeira.
Continua...II...casamento com Filipa Moniz)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA