FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
matar por devoção

Em 9 de Junho de 1926 na localidade fronteiriça Pernambucana de Água Vermelha, os governadores Carlos de Lima Cavalcanti de Recife e Osman Loureiro deste estado de Alagoas, reúnem-se com os chefes da polícia e, decidem dar andamento ao ali acordado para dar ataque rápido ao banditismo com todas as suas nuances referidas em 3 itens básicos da seguinte forma:
a) - Saneamento do sertão por meio de um plano de rodovias cortando várias direcções.
b )- Controle sobre as canoas nos rios, transporte de armas e munições.
c) - Equipamento de aparelhos de radiotelegrafia para mais fácil localização dos bandos.
Estas medidas a juntar ao controlo e prisão de “coiteiros” veio a causar algum efeito positivo mas, passados 81 anos sobre aquele acordo, a 11 de Janeiro de 2007, pude ouvir e ver imagens pela TV dando conhecimento de quatro assaltos a bancos no estado de Espírito Santo; estes foram feitos com perícia militar, com artefactos de comunicação roubados à própria polícia. Aqueles lugares eram pacíficos, aonde nada fazia prever este acontecimento; houve destruição e mortes numa surpreendente táctica no dizer de um inspector ao repórter da cadeia televisiva.
Mais uma vez e, decorridos uns setenta e nove anos após término do Lampião, surge violência cruel sem o mínimo respeito pela vida. Isto, a juntar às dezasseis mortes recentes por incêndio gratuito a um ónibus na zona urbana de São Paulo, dá para concluir que a “guerra urbana”, recrudesceu e está para ficar. Dentro e fora das prisões os celulares dão prévias e posteriores informações de como actuar e retirar com detalhada programação na actuação.
SOS, … Estamos no meio duma guerra!
O pânico está instalado entre o povo que se submete a uma actuação incestuosa das forças ditas da ordem numa promiscuidade de corruptos políticos e cidadãos que detêm o mando, são gente impoluta aparentemente que, aliados a juristas sem escrúpulos actuam sem castigo; pisando a lei e as consciências, condicionam o cidadão a ter medo da sua própria sombra.
Afinal o que é que mudou no após cangaço?
Logo, logo, quando o governo tem como presidente um homem do povo, Lula da Silva, um homem que na sua saga de sindicalista metalúrgico fez prevalecer a justiça e que chega ao superior posto da nação Brasileira por mais quatro anos (até 2009)... ( e, de novo releito até 2013)
Lula da Silva, como bom profissional, terá de tornear esta peça de guerra e não contorná-la; Não chega querer fazer, é necessário fazer bem feito.
Não basta querer fazer, é forçoso fazer querer.
É um despropósito, este estado de sítio em que, o medo tolhe e escraviza toda a gente.
No decorrer desta escrita (12 de Abril de 2007) a TV Globo, acaba de informar que em Pernambuco foi presa uma seita que formava uma empresa de nome “homicídios, sociedade anónima Lda.” que actuava na região de Caruaru; tinha por missão matar por encomenda, oriunda de empresários locais; em cinco anos de actividade já têm no rol mais de mil mortes.
Em 14 de Abril de 2007 as noticias televisivas fizeram-me ficar de boca aberta, enquanto os mosquitos me atormentavam tentando entrar no espanto, ia ouvindo as descrições da “Operação Furacão”. Quadrilhas infiltradas no poder judiciário, com 5 advogados, desembargadores e até o procurador Geral da Republica estavam implicados numa tramóia de batota com máquinas de caça níqueis e jogo do bicho.
Como se pode imaginar que um Procurador-geral, uma figura de proa, estava metido numa sem-vergonha tão mais gravosa do que um vulgar salteador de encruzilhadas.
O presidente honorário da escola de Samba Beija-Flor, Arito Jorge Guimarães, três delegados da polícia Federal, juízes e empresários ligados ao bingo, foram transportados num avião da Polícia federal para a prisão de Brasília. Foram apreendidos 51 carros de alta cilindrada, dez milhões de Reais, jóias, uns quantos milhares de Euros e 7200 máquinas caça níqueis. Reuniram assim duas toneladas de documentos comprometedores de todas aquelas figuras de suposto respeito.
( Continua... Cangaço moderno... XXI)
O Soba T´Chingange

RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA