FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
5º ENCONTRO - O LEGADO DE PIETER
A bolunga de xylinoide
O desanoitecer estava chegar num dia novo de guardar memória; uma noite de minha alma arrependida de pena com contributos sentados na pedra do chão, sonhos alheios de tudo o mais de quando só era.
Tinha pena desses alheios medos mas, pois que não sou galinha despeniquei na vontade pr´asquecer falar só mesmo da bolunga xylinium “legado de Januário Pieter” meu mano-corvo Mwata.
E, é assim na directa fala:
- As famílias de bactérias que só podem ser vistas ao microscópio são sobretudo a acetobactéria xylinium que a partir do sétimo dia começa a formar ácido acético, outras famílias xylinoides, a bactéria glucuranium e a acet ketogenum.
As fermentações são processos muito complexos em que a menor alteração do liquido, chá verde e chá preto, pode produzir resultados muito diferentes e, daí a grande variedade de cervejas, vinhos, cidras e outros alimentos fermentados como o kéfir , pikles, queijo, tempeh, cshoyu, etc,etc
O liquido da fermentação do kombucha, é formado pela infusão de chá a partir da planta camélia Sinnensis.
O chá é portanto o elementoprincipal desse .liquido com cerca de 350 compostos químicos, distribuidos em: -40% de glúcidos , 20% de proteína com aminoácidos (teanina), 2% de gorduras , 9% minerais de manganésio, potássio, magnésio, flúor e vitaminas B, B1, B2, B3, B6, B12, C e P; 29% são polifenois, flavonoides e catequinas do chá preto
As catequinas do chá verde são as mais antioxidantes.
Na prática fazemos um chá com água e açucar em quantidade por forma a produzir levedura com os nutrientes desses três elementos.
Para fabricar as enzimas que vão desdobrar o açucar em glucose e frutose, o tamanho da placa de cultura deve estar proporcional ao volume do liquido pois que este se for em excesso diminui a produção de CO2.
Deve portanto utilizar-se 10% do liquido “starter”, (inicial) no fundo do frasco aonde existem muitas leveduras e poucas bactérias.
As leveduras, sendo muitas, respiram o O2 do ar porque também estão à superfície do frasco e, por isso, produzem três vezes mais CO2 mas, nenhum álcool.
Convem dizer que o chá verde tem 2% de cafeina e o preto 5% pelo que, as culturas crescem melhor no chá preto. A cafeina e a teofilina são purinas usadas na construção dos ácidos nucleicos daí resultando em microorganismos como fonte de nitrogénio.
grupokombucha@yahoogrupos.com.br
(Continua... “O legado de Januário Pieter”- os ácidos e as vitaminas... XIX)
Da n´haka do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA