5º ENCONTRO COM A KIANDA
“O LEGADO DE PIETER “ - A bolunga de xylinoide
KIANDA . KWANGIADE DA BARRA
Os cazumbis na espera da injustiça dessas outras almas vadias dum mundo orfão de lei justa, sepultam gente que os leões não comeram; gente defuntada com costumes de ritos esquartejados na mulojice dos munhungos .
Queres subir no céu como? Perguntei no meu mukueto Fiot Massábi: - Católico, luterano, mussulmano, judeu, calvinista, adventista, envangélico, simon-toco, ou só do sétimo dia? Escolhe só! Herejes, agnósticos, ateus ou testemunha do Jeová.
Catravés, mesmo os mukuetos de sangue vermelho iam esquecer os anos da mocidade, renegando vontade de lerpar no frio cacimbo da mata.
Uma rajada de Gê-três no vazio verde de escuro feriu o silêncio.
- Ele não tinha nada que ter medo de morrer, disse o Tê É (tropa especial). Subindo a barreira do xiloango, falava com ele mesmo dizendo: -gritou só à toa; a raiva lhe fez gritar!
- Ele, o defuntado pendurado nas costas!... só era mesmo um gorila do mayombe.
- Horas depois, o caçado, estava na panela da cozinha do Miconge, um lugar de fronteira aonde a fantasia era verdadeiramente real; arrepiei-me ao passar junto do pote fervente com as mãos do animal saíndo na lateral do testo sujo. Estava entre canibais de primatas; gente com quem compartia uma guerrilha que nada tinha a ver comigo, um forçado voluntário da Escola de Aplicação Militar. Quanto lamento ter feito parte desta guerra de makutu! Juro mesmo!
Naquele dia apeteceu-me fugir para Dolizie a envolver-me com uma qualquer Charlote no Kimbo do Congo e, ficar por lá fazendo de Ché Guevara. Andava enrraivecido. (Dos meus antigos tempos de guerra
Voltando à realidade do “legado de Januário Pieter”, a bolunga de xylinoide, passo a descrever os ácidos e vitaminas desenvolvidos no kombucha mas, antes demais é bom recordar que os chás de outras ervas como a cidreira, chá de caxinde, malva ou bolbo, não contêm o nitrogénio suficiente para servir de nutriente dos microorganismos, pelo que não não podem ser utilizados só por si.
Passo a descrever os compunentes da bolunga de xylinoide :
- Acetamidofenol : - Semelhante à aspirina, fluidifica o sangue;
- Ácido Acético: - Esta bactéria de ácido acético é só aeróbica e requere O2 que pode ir buscar ao etanol produzido pelas leveduras a partir do açucar ou glucose. Esta bactéria é o principal agente terapeutico, elaborando diversos enzimas oxidantes, moléculas que eliminam as tóxinas. O kombucha tem por isso um efeito muito depurativo.
- Ácido Butanoico : - Como fenol, butanol,metil, benzonitrilo e butil.
- Ácidos Buríticos : - Das leveduras, protegem as membranas celulares mantendo a sua permeabilidad, uma das maiores propriedades do kombuca.
- Ácido Carbónico; Ácido Cítrico e Ácido Láctico L+ : - Forma muito importante na prevenção do cancr, na desintoxicação e manutenção do PH sanguíneo em níveis saudáveis.
- Vitamina B1; Cobalamina; Cianocobalamina : - Ajuda as funções intelectuais, memória e aprendizagem.
- Ácido Glucurónico : - Vital para a desintoxicação.
- Ácido Sacarino : - Os polisacáridos formam a substância fundamentaldo tecido conjuntivo humano de todos os orgãos. Os encontrados no kombuchatêm um efeito especial nos macrófalos e células T.
- Ácido Xilónico : - Encontra-se dentro das bactérias do kombucha. Estudos com plantas, mostram que este ácido se pode combinar com mais de duzentas substâncias tóxicas. Pessoas que iniciaram o uso do kombucha e, a que foram feitas análises de urina antes e depois de alguns dias, mostram exc reção de metais pesados como o chumbo, mercúrio, cálcio e outros que, por serem insoluveis na água, se acumulam no organismo. O combucha torna-os solúveis pela introdução de moléculas de água, daí que se deva ser muito cauteloso ao iniciar, não se devendo beber mais de 100 militros por dia e na primeira semana; isto, para evitar uma contração violenta e dolorosa da vesícula biliar por onde os produtos tóxicos são eliminados. Na segunda semana pode beber-se 100 mililitros duas vezes ao dia e, na terceira semana pode beber-se 300 mililitros.
(Continua... “O legado de Januário Pieter”- os ácidos e as enzimas... X)
Para mais informação consultem : ameliabastos@yahoo.com.br
Cazumbi: - Feitiço
Mulojice: - Feitiçaria
Munhungos: - Gente com má vida, vadios, andar à toa.
Mukueto – Amigo, kamba, camarada, conhecido
N´Gola: - Reino de Angola
Fiot: - Carreiro, gente de Cabinda, dialecto Imbinda
Massábi: - Região Norte do enclave de Cabinda, nome de serra
Xiloango: - Rio que faz fronteira com o Congo Zaire.
Miconge: - Fronteira Norte de Cabinda perto do Dinge, o primeiro quartel a entreguar-se ao MPLA pelas forças do Puto após o 25 de Abril de 75, lugar aonde a tropa do Puto entregou as Gê-três e botas aos guerrilheiros por ordem do Rosa Coutinho (O Vermelhão).
Makutu !: - Mentira!
Da n´haka do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA