Por
Luís Magalhães - Tem uma caneta Parker 21 espacial. Dessas que levam o homem a gatafunhar acontecimentos da Luua, da Angola que jamais esqueceu … (na guerra do tundamunjila)
Esta foto foi onde apareceram os caixotes dos meus Pais, todos arrombados por quem os estava a guardar.Eu sinceramente nunca vi os Lobos guardarem as ovelhas mas...????
Entre Julho de 1974 e Novembro de 1975 morreram em Angola trezentas mil pessoas,que foram assassinadas nas cidades ou morreram durante a fuga devido ás balas dos "Movimentos de libertação" e das tropas estrangeiras (Cubanas e Russas) e outras por doenças e fome e outras ainda porque foram apanhadas no meio dos combates que o MPLA,a FNLA e a UNITA travavam.No meio desta confusão morreram em média "Oito crianças" por dia.
Anda por aqui uma foto de um menino Sirio que morreu afogado no Mar da Grécia, e aquilo foi de tal modo chocante que não houve Telejornal que não mostrasse essa foto no abrir dos Noticiários. Entretanto eu recuei há quarenta e um anos atrás e lembrei-me do UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL retornados ( Angolanos), que desembarcaram em Portugal que não tiveram o apoio dos refugiados Africanos e Árabes que a Europa lhes está dar actualmente, pois tivessem tido este apoio e de certeza que a revolta e a dor teriam sido muito amenizadas. Hoje a culpa disto tem nome e é dos Americanos, Espanhpois...
Portugueses e Ingleses, e foi tudo feito na famosa cimeira nos Açores. Nós por cá, nunca se soube quem foram os culpados da famosa "Descolonização exemplar" e os Portugueses e os naturais das ex provincias Ultramarinas viram colar-lhes na testa o rótulo de retornados, uma gente que foi obrigada a fugir, foram insultados, foram violados e massacrados. Para mim são refugiados e como tal a História da Descolonização está a ser adulterada, porque os Povos das ex-colonias, os militares e os Movimentos de Libertação foram bonecos nas mãos de "obscuros Interesses pelos suspeitos do costume.
Os Americanos e os Russos. Quanto a nós a desculpa morreu solteira acerca da "Descolonização" e actualmente andamos chocados com a fotografia do menino que deu á costa afogado numa praia algures, e nunca ninguém se importou com os nossos irmãos que penaram num País que os recebeu muito mal. Ora digam lá se isto não é hipocrisia?
As escolhas do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA