NAS FRINCHAS DO TEMPO . Angola, os Mwangolés e os Chinocas – 28.01.2018
Ruptura com o passado. Cada um de nós é uma nota musical única … Nem sempre é necessária a culpa para se ficar culpado….
Mwangolés: Os donos de Angola; Kapianguista: é ladrão.
Por
T´Chingange
Controlando minha missão de aguentar as austeridades dispus-me a gozar mais um dia de sol no M´Puto, nesta beirada sul dum país que já foi metrópole dum império. Agora que aqueço motores para ir para o Brasil, tomo nota do que tenho a levar para a minha praia da Pajuçara. Cada cabeça sua sentença e, o facto de se ir de A para B no espaço, ou seu inverso no tempo, obtêm-se um conjunto ou a soma de ondas para todas as trajectórias comportamentais.
Em minha vida, surgirão terroristas e anarquistas que por debaixo de suas flanelas ou cetim, se mostravam conformistas indecentes com colarinhos abotoados para e, no tempo, verificarem ser anarquistas, pastores ateus, adventistas ou budistas. E, no meio da minha chuva, surge o swing com anfetaminas e tranquilizantes juntos com a bruteza e maneirismos, calão em abundância com muito esquecimento porque nem todos os amigos gostam de relembrar makas antigas.
:::::
Agora, tudo indica que na Angola hodierna a recuperação da memória é coisa insuportavelmente dolorosa. Também sucede isto na diáspora com a tal fabricação da “teoria do esquecimento”, não tão grave quanto os primeiros que formam o bando dos donos de N´Gola, os da nomenclatura da Luua, ou os bófias governamentais.
Com carros de borla, choffer, engraxador, empregados vários e viagens pagas pelo estado a Johannesburg. Pois! Para fazerem suas compras no picknpay… Os mwangolés governamentais reivindicam constantemente apropriação do seu poder sabendo de antemão o sentido de sua insensatez numa fuga para a frente e em direcção à utopia.
:::::
Nenhum destes reconhece as suas próprias responsabilidades ou se declaram arrependidos, ajudando a perpetuação do mau uso da verdade, dando um salto na memória do tempo. Eles, governo e oposição, gostam de fazer banga em seus four-by-four com vidros esfumados; um dia isto vai acabar!
Eles, os mwangolés, surgem com um verbo fácil de fazer milagres, olhos vivaços para resolver problemas fúteis ou bizarros… Escondem os detalhes mais sórdidos, engenhosos e enganosos dos anos loucos de suas vidas desde antes do tundamunjila de 1974/75. Em Angola, como se todos tivessem sido simultaneamente vitimas e verdugos sem nenhum procedimento penal, relegam a denúncia em nenhures. Nenhum arrependimento e consequentemente, nenhum perdão!
:::::
Sem nenhum sentimento de justiça viram a conjuntura a seu favor fazendo até leis cómicas, esquecendo-se a propósito de que representam o povo. Ainda se fosse uma revolução cultural! Sendo assim pergunto-me: - Como é possível que estes governantes não tenham vergonha ao se confessarem socialistas ou capitalistas quando em verdade são kapianguistas.
E, só falam daqueles que os contestam, dos gatos que apanham ratos; brancos ou pretos, pouco importa. Pois! O rato rico contra o rato pobre tornando-os donos dum livre-arbítrio; com um poder resguardado por “insuspeitos” bajuladores que os ligam aos chinocas sem qualquer concepção de práticas democráticas, quando se trata de marcar o estilo.
:::::
E, o mundo não responde aos problemas dos direitos humanos, da certeza das leis, ficando também no seu livre-arbítrio e, dando-lhes obviamente mais prepotência. Quero, mando e posso! Assim progridem no tempo sem nunca acertarem as contas sem cultivar as virtudes de benevolência ou de sabedoria!
Nesta zoada de comportamentos e muito carregados de prosápia metem-se com os chineses sem nada saberem sobre estes! Os chineses têm dentro de si um vazio e, cada qual o preenche à sua maneira. O pitoresco, a liberdade e o exótico são conceitos estranhos à sua cultura… E, eu aqui a recordar-me que as feras foram largadas das jaulas com a lei 7 barra 74 do MFA do M´Puto; nesse tempo em que os partidos-movimentos chegaram à Luua com mais armas do que bagagens…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA