A MULHER DO DRAGÃO VERMELHO . II – José Rodrigues dos Santos *
NA ROTA DA SEDA - Crónica 3662 – 06.02.2025
-Escritos boligrafados na desordem mundial, actual
Por: T´Chingange (Otchingandji) - O NIASSALÊS em Amieiro do M´Puto
Naquela fraudulenta missão de “coexistência harmoniosa” a fim de ajudarem países em má situação económica, os chineses, por via da chamada “Rota da Seda”, passaram a controlar o porto de Pireu na Grécia, os portos de Bilbau e Valência em Espanha e, está-lhes na mira o porto de Sines em Portugal. O Partido Comunista Chinês, entrou já em 3 portos dos Países Baixos incluindo Roterdão, o maior porto da Europa.
Conseguiram que Itália aderisse a um país do G7 usando aquela “Rota” como um verdadeiro “Cavala de Tróia”. Visto isto, como se compreende que a Hungria tenha impedido a União Europeia de assinar uma carta a condenar a tortura de advogados na China e que, a Grécia tenha impedido a mesma U.E. de emitir uma declaração a criticar as violações dos direitos humanos na China? A vassalagem da U. E. está em crescimento…
No meio disto tudo, o Secretário Geral da ONU, para além de ser uma carta fora do baralho, é um conveniente colaborante dizendo sempre as mesmas coisas de coisa e tal, como um pilar de cooperação internacional – um boneco de sempre-em-pé. Deve ser por isso que sempre escolhem um secretário ido de um país menor, de sem-eira-nem-beira e, aonde só resta a petulância da muito alta hierarquia.
O destino da humanidade repousa irremediavelmente e, cada vez mais que nunca, sobre as forças morais do homem. A China está engajada em um esforço de todo seu Estado ditatorial para se tornar a única superpotência do mundo por qualquer meio. Entram mansamente e, irão com tempo, conseguir dominar o Ocidente se, se daqui, não abrirem os olhos!
Christopher Wray, Director do Departamento Federal de Investigação Instituto Hudson, alerta na evidente tentativa da China influenciar instituições dos EUA e do resto do Mundo. Um caso ocorre no porto grego de Pireu, Europa, perto de Atenas. É um daqueles momentos de câmaras de segurança em que logo se percebe que um desastre está prestes a acontecer; mas há mais e, parece que Bruxelas não está aí…
Em toda a Europa, enquanto os governos se preocupam com a invasão da Ucrânia pela Rússia no pós-pandemia, Pequim está expandindo seu portefólio, gerindo portos e minas na Europa, construindo estradas e pontes e investindo onde outros não investem. Numa abordagem diversificada pode dizer-se: A maior ameaça a curto prazo à informação e propriedade intelectual das nações Ocidentais, e suas vitalidades económicas, é a contra-inteligência e a ameaça de espionagem económica da China.
Christopher Wray acrescenta a tudo o já dito: China, é uma ameaça à segurança económica do resto do mundo - e, por extensão, à própria segurança usando a dissimulação. Mais, disse em suas recentes observações: não podemos fechar os olhos e ouvidos para o que a China está fazendo - e hoje, à luz da importância desta ameaça, são aqui dados mais detalhes sobre a ameaça chinesa do que o FBI já apresentou em um fórum aberto.
O Siri Lanka enterrou-se de todo no projecto de um porto, caindo na bancarrota Tudo eram facilidades até chegar a factura! Os chinocas solidários ficaram cuidando do porto. O Siri Lanka tornou-se assim um vassalo do Partido Comunista Chinês – assim o é também o caminho da Índia proporcionando à China ser o usuário do seu porto Hambantota, onde se calcula ter 30% no futuro comércio marítimo… Tarde pisaste!
Nota*: Com extractos do livro “A Mulher do Dragão Vermelho” de José Rodrigues dos Santos, consulta em Wikipédia e muxoxos com viagens do Soba …
(Continua, com intercaladas Viagens …)
O Soba T'Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA