A ORDEM MUNDIAL X - Henry Kissinger *
FRIVOLIDADES CONTEMPORÂNEAS
- Escritos boligrafados na desordem actual - Crónica 3634 – 11.10.2024
Por: T´Chingange (Otchingandji) - O NIASSALÊS em Lagoa do M´Puto
Índia - Nação emergente formatada em um não alinhamento, livre de muitas pressões antagónicas que com o fim da Guerra Fria, se superou criando empresas de vanguarda mundial em variados sectores industriais, aumentando também o seu poderio militar, nomeadamente da sua marinha e do seu arsenal nuclear.
No tocante à China, é governada na actualidade pela quinta geração de lideres pós-revolucionários. Foi Deng Xiaoping que compreendeu que a China não conseguiria preservar o seu papel histórico se não estabelecesse vínculos internacionais – não reivindicar lideranças, mas alargar a influência chinesa mediante a modernização da sociedade e da economia.
Em 1982, nem um único membro do Politburo possuía uma licenciatura universitária. Hoje, quase todos são licenciados com um número significativo de mestrados; no entanto a promoção dos direitos humanos é vista como um projecto para minar a estortura politica interna da China.
A China não dispõe de qualquer capacidade militar que lhe permita declarar guerra aos Estados Unidos. Teve no entanto o grande feito de construir uns quantos engenhos nucleares; isto permitiu-lhe ter uma posição dissuasora na Península da Coreia – com seus vizinhos, Japão e Coreia do Sul.
Nos Estados Unidos da América, recorde- se que a Louisiana com 2.150.000 Km², foi comprada à França por quinze milhões de dólares no ano de 1803. Por uma bagatela de 7,2 milhões pagos pelos EUA em 1867 ao Czar russo Alexandre, adquiriram o Alasca.
O Texas, o Novo México e a Califórnia foram tomados pelos Estados Unidos ao México que perdeu 40% do seu território para este passando a ter ligação entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Por um pretexto bobo, tomaram Cuba a Espanha consolidando a União num perverso desvio do caminho do bom senso passando dos treze estados originais para os cinquenta estados actuais
Na Cuba espanhola, em 1808, o velho navio de guerra USS Maine explode no porto de Havana em circunstâncias inexplicáveis; sabe-se que suas caldeiras explodiram e, isso foi um falso pretexto para uma intervenção militar , declarando guerra a Espanha.
Ao fim de apenas três meses os Estados Unidos, já haviam expulsado o Império espanhol caribenho da América,, ocupando a ilha de Cuba e anexando Porto Rico, Havai, Guan e as Filipinas: Sempre reivindicando actuar “em nome da humanidade”. Em todas as acções sempre se sobrepuseram os interesses americanos
Theodoro Roosevelt que sucedeu a Mekinley, desempenhou para os USA um papel de relevância quanto a potência mundial, preservando o equilíbrio de forças em todas as outras regiões estratégicas elevando-se a um poder de policiamento internacional seguindo a política de Monroe e um guarda-chuva de segurança para o hemisfério ocidental…
:::::
Nota*: Com alguns extractos do livro “A Ordem Mundial” de Henry Kissinger, consulta em Wikipédia e ligeirezas do Soba …
(Continua, com intercaladas Viagens …)
O Soba T'Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA