A ORDEM MUNDIAL XI - Henry Kissinger*
FRIVOLIDADES CONTEMPORÂNEAS
- Escritos boligrafados na desordem actual - Crónica 3638 – 29.10.2024
Por: T´Chingange (Otchingandji) - O NIASSALÊS em Lagoa do M´Puto
O Canal do Panamá, inaugurado em 1914 deu à América um estatuto de vantagem decisiva em qualquer conflito regional, tanto do lado do Oceano Atlântico como do Pacifico. Com a politica do “Big Stik”, o presidente Roosevelt, mesmo assim, foi o primeiro americano a receber o Nobel da Paz.
Fazendo sucesso com essa prática de «falar com doçura brandindo um grande pau», o grande porrete bem atrás das vistas e orelhas, foi eficaz. Suas iniciativas, levaram os Estados Unidos da América a ter a maior frota naval, tornando-se uma Polícia Internacional, tendo mudado o curso da história e evitando a destruição do legado cultural e político da Europa.
Coube a Harry S. Truman, presidente dos USA, concretizar a ideia de uma organização internacional a que foi dado o nome de Organização da Nações Unidas. A carta fundadora assinada em São Francisco em 1945, combinava duas formas d deliberação internacional.
A qualidade de membro da Assembleia Geral era Universal e baseada na doutrina da igualdade dos estados – um estado, um voto. Um pequeno - grande senão, foi a inclusão do direito a veto às grandes potências de USA, China, França, Reino Unido, Rússia, os chamados de P5, tornando uns mais iguais que todos os demais.
O Conselho de Segurança, tem como “membros permanentes” com direito a veto às cinco grandes potências acima referidas. Este Conselho foi investido na responsabilidade especial de «manter a paz e a segurança internacionais». E, foi um Plano chamado de Marschall que em 1948, lançou um programa de recuperação que viria a restabelecer a saúde económica da Europa.
Foi Dean Acheson, secretário de Estado de Truman que presidiu à cerimónia comemorativa da fundação da NATO – Organização do Tratado do Atlântico Norte, pedra angular da nova ordem internacional patrocinada pelos americanos. A NATO, representa hoje uma nova via para a consolidação da segurança europeia.
O pesadelo que sempre assombrou os aliados durante a chamada Guerra Fria, foi o colapso da União Soviética no ano de 1990. As nações que se filiaram na NATO, contribuem com alguma foça militar, mas o grande significado disto era, e é, um bilhete de entrada para o abrigo do guarda chuva nuclear da América.
Tudo o que Truman edificou com garantia unilateral sob a alçada da NATO, corre o perigo de se desmantelar neste ano de 2024 (5 de Novembro), se porventura nos Estados unidos da América ganhar as eleições o aventureiro anárquico chamado de Trump. Tomara que esse senhor Trampas, não tome as rédeas daquele “povo escolhido”, como polícia do Mundo. Estou fazendo figas porque, o tempo “ruge”…
Nota*: Com alguns extractos do livro “A Ordem Mundial” de Henry Kissinger, consulta em Wikipédia e ligeirezas do Soba …
(Continua, com intercaladas Viagens …)
O Soba T'Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA