A ORDEM MUNDIAL XIV - Henry Kissinger *
FRIVOLIDADES CONTEMPORÂNEAS - Escritos boligrafados na desordem mundial, actual
- Crónica 3650 – 17.12.2024
Por: T´Chingange (Otchingandji) - O NIASSALÊS em Amieiro do M´Puto
O que as forças americanas e da NATO encontraram no Afeganistão, já o era de quase um século atrás: Em cada homem vivia um guerreiro, um politico e um teólogo, em cada casa existia uma verdadeira fortaleza como do tempo feudal; em cada clã havia rancor; em todas as tribos havia contas a ajustar, umas com as demais. Nada mudou até agora. Os talibãs continuam a ameaçar de morte todos os que participam em instituições democráticas.
Osama Bin Laden teria de ser encontrado e morto pelo que foi dito: O Afeganistão poderá envolver o mundo no seu perene estado de guerra. Quanto ao Iraque e, tendo Bush na presidência, implementar ali uma democracia pluralista no lugar da lei brutal de Saddam Hussein revelava-se mais difícil do que derrubar o ditador Ali, e, os Xiitas, há muito descriminados, tenderam a equipar a democracia na proporção da sua superioridade numérica, enquanto os sunistas recorreram ao boicote às eleições do ano de 2004.
Os Curdos, a norte, reforçaram as suas capacidades militares, chacinados que o eram antes, por quem mandava em Bagdade, apropriando-se de campos petrolíferos e exigindo independência. E, porque cheirava a petróleo - Os Estados Unidos da América que travam após a Primeira Grande Guerra Mundial, a da Coreia, do Vietname e primeira Guerra do Golfe durante a presidência de George H.W. Bush, concretizam os objectivos propostos sem profunda discórdia interna…
Em 1968, os Estados Unidos, União Soviética e o Reino Unido, negociaram o chamado Tratado de não Proliferação de armas Nucleares (TNP). Este tratado propunha impedir o alastramento de armas nucleares. A França e a China aderiram a este tratado no ano de 1992 tendo no entanto dificuldades em se impor como norma internacional.
Com o fito de usar energia nuclear para fins pacíficos, a Líbia, Síria, Iraque e o Irão, continuaram a desenvolver programas nucleares clandestinos, violando o tal TNP, chamado por alguns de “apartheid nuclear” e, que a Coreia do Norte continuasse a fabricar tecnologia nuclear sem qualquer controlo internacional. Nos dias que correm e perante s informações que chegam ao grande público, em geral, os que determinam a Ordem Mundial andam de mãos dadas…
Isso! De mãos dadas com a conhecida Cibertecnologia e inteligência artificial (IA), remetendo os tanques de guerra para uma cavalaria do passado, brinquedos de lata para assar humanos como se o fossem castanhas de outono, os aviões em artilharia moderna teleguiada e os porta-aviões como fortalezas ou aeródromos moveis.
Contemporaneamente, o poder de computação com tecnologias de ponta na área de informação, ondas curtas, modulada e médias encavalitadas em nuvens de morte súbita, ditam quanto baste ás esferas do poder seu poderio em nossa existência fazendo de cada qual uma estátua de sal como em tempos muito idos aconteceu com a mulher de Ló, sobrinha de Abraão.
Não demorará vemos robôs nas primeiras linhas de combate porque entre os humanos, a morte é coisa horrenda. Ter em conta que há hoje mais de cinquenta milhões no Globo Terrestre a usar a “internet” tendo conhecimento ao segundo de tudo o que se passa do outro lado do Mundo. Bom! Já me ofereci como voluntário a Elon Reeve Musk para ir habitar Marte em seu programa de SpaceX mas, o mais certo é ir antes, para Plutão…
Nota*: Com extractos do livro “A Ordem Mundial” de Henry Kissinger, consulta em Wikipédia e ligeirezas do Soba …
(Continua, com intercaladas Viagens …)
:O Soba T'Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA