O CHOQUE DO PRESENTE – No M´Puto, é mesmo bom não se fazer contas ao tempo porque podemos sem o querer, ficar sem vontade de recomeçar…
Por
Portugal é um navio encalhado na maré-baixa. Nenhum esforço humano irá pôr o navio a flutuar até que e segundo o curso da natureza, a maré volte a subir. Aos comandantes e oficiais deste grande barco caberá usar toda a sua sabedoria para desencalhá-lo. A sabedoria dita convencional manda que se aperte o cinto, se reduza a despesa pública, que se espere pela restauração na confiança dos investidores mas, sucede que por via desta espera o povo desespera por não ver uma política directa para lidar com o desemprego.
Receia-se ainda mais, que se perca a confiança do estado, pelo factor crise com crescimento da dívida pública e das más políticas. Não existindo um “plano Marschall” para socorrer este navio chamado de Portugal, o ideal será mesmo renegociar a divida. Não se vislumbra saída airosa para este sempre crescente juro! Sempre será uma pescadinha de rabo na boca.
Inevitavelmente haverá que para além de renegociar os juros, queimar também as gorduras dos endinheirados engravidados à custa do erário público, retirar benesses aos políticos e toda aquela gentinha dita nobre, que vive do aconchego do estado. É notório que a crise alterou os ritmos da vida social familiar de modo a que muitos, fiquem mais indigentes e sempre numa temeridade de perder a sua fé na lei e na justiça; homens há que os pontos de referência que se lhes restam reside no levantar, almoçar e deitar.
Para alguns já nada é urgente, esquecendo-se do sentido de ter pressa. Também fazendo perder o sentido de dividir os dias em horas desprezando os minutos. Isto já se está verificando nos dias que correm e por isso e, mais os indicadores recentes de controvérsia, não posso acreditar que por esta auto-estrada, caminho, carreiro ou fiote, levemos a água ao moinho se, a maré não for grande e viva. Não deviam nunca, poder retirar-nos a vontade de recomeçar …
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA