OS DARDOS DO KIMBO- Nga! Sakidilá! - Obrigado!
EM TEMPO DE PÁSCOA
Por
T´Chingange
Múkua e seu fruto
Para não me mentir, num troço de sítio longínquo algures em África, resgatando pedaços de lembranças chupo a acidez da múkua, abraço os meus amigos, muitos deles sem a t´xipala de candengues visível no cardápio das mokandas, das muitas malambas do facebook. Já kotas, de cabelos brancos, grisalhos ou carecas, o tempo esquindiva-lhes a vontade de juventude perene.
Embondeiro
Simbolicamente abraço o embondeiro da saudade que os contêm em seu corpo inflado, inchaço de cacimbos sem primaveras, só kiangala (no jeito de verão de S. Martinho). Uma vida sem amigos é como uma primavera sem andorinhas, um cacimbo sem capotas, um jardim sem plim-plaus. Vou fazer uma rebita, algures na minha floresta, fazer uma fogueira no meu deserto, juntar nas anharas todos os kambas e kiandar-lhes (desejar) uma boa Páscoa.
Flor de embondeiro
Voando neste pequeno nada, envio um pouco de mim envolto num obrigado na forma de flor de múkua. Junto os meus kofus e a mukuali (cestos e catana), sento-me debaixo dum m´bondo (embondeiro) e bebo todo o marufo que tenho na kubata para vos beber, embebedar; arrastarei as quinambas para me despedir do mwani kazuca, amigo de muitas andanças. Eu que já tenha quase 69 kixibus (cacimbos), entendo que tenho de kubasular (fazer finta, dar a volta por cima) a vida de matacanha dos kalundus m´fumos do puto (tubarões, chefes do governo do puto), que me fisgam mau-olhado na pensão desfalecida de kitari malé.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA