SONS CUSPILHADOS – Metamorfoses do sentir no século XIX… I
Por
T´Chingange
A dois de Julho de 1898, Eça de Queiroz escreveu uma carta que precedeu o romance “A cidade e as Serras” e que só hoje me chega às mãos, cento e dezasseis anos depois, Outubro de 2014. Dum outro lado do mundo chamado de África eu, supostamente civilizado, descrevo nesta, as realidades do Universo que me cercam na máxima proporção de gozo e, na vantagem de viver. Nesta ilusão telepática de sem fios de telégrafos no tempo e espaço, na ânsia de inventar sabores, cheiros e barulhos de atroar carroças, calhambeques e parelhas de equinos, ensaio uma ilusão saborosa do século XIX. Tudo isto para me dar essa tal delícia dum fonógrafo, criação soberba que desenrola sons cuspilhados.
Pude ler de novo que o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado; tudo em um dia de verão manso, harmonizante e translúcido de por entre fragantes arvoredos de cedros, marulas, mafumeiras e pimenteiras a refrescar doçura. E, os Leões da Rodésia que se abeiram e me lambem os pés descalços, com chinelos de dedão ipanema adquiridos no Nordeste brasileiro. Aqui, tal como lá no Nordeste, a vida só é ruim, quando não chove no chão mas, se chover tem de tudo e, de tudo tem de porção; com essa cantiga do Sertão na mente, também aqui exponho meus funchos venéreos, sarapintas jurássicas e minhas unhas de estimação com seus carunchos pré-históricos.
Estava assim na frescura do bosque rolando a equação metafísica de acreditar que a facilidade é exercida segundo uma regra simples de querer e saber fazer querer e, desesperadamente quero acreditar nisto, um mel que o amor reserva aos que o recolhem bem à maneira das abelhas com ligeireza zumbindo entre rosmaninhos, funchos ou mesmo arruda para afugentar sorte ruim. Com ar preguiçoso, embebo fatias de pão torrado na xícara de chá rooibos e, de olhar mole debruço-me nas incertezas de alguns meus caprichos. O passado! O presente! O futuro! Ora ora, Adeus!
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA