SONS CUSPILHADOS - Slogans, trilham o mesmo trilho, ladrando o mesmo ladrar … VII
Por
Com os beiços já sumidos no agradecimento pela quentura do Kalahári, esfalfo-me na desarmonia social das grandes urbes e, estando eu agora fora dela, insisto que a cidade é talvez uma perversa ilusão. Só uma reluzente e estreita casta de gente goza dos especiais gozos nelas criados. Na moleza cálida da tardinha, com um sol primaveril, relembro-me de que há 2014 anos desceu dos céus uma luz que entrando pelo portão de um curral trouxe esperança na forma de um menino de nome Emanuel ou Messias; mansamente penetrou no mundo com muitas e boas novas e, muito rápidamente se foi deste; passagem muito curta fez esse adorável filho de Deus chamado de Jesus, que teve demasiada pressa em recolher-se na casa de seu Pai!
Porventura, algum grevista, algum agitador moderno daquelas citadinas praças calcetadas do Oriente ou Ocidente olhou as estrelas, tomou a mirra em suas mãos e sobre um dromedário se tornou rei e as espanejou à multidão; sim! As espanejou num jeito capaz de converter almas? Alguém ficou indigitado de renovar milagres velhos em milagres novos? Sim ou não, é sabido que os padres se revestem de púrpura, que por turnos ora são diáconos ora monsenhores, arcebispos, bispos ou cardeais. Que destes e com fumo branco sai um Papa, que edifica seu reino renovando sempre a obra da redenção, salvação, libertação, assim se afirma; mas, até estes, através da porta da morte se refugiam no radioso paraíso! Percorrendo na fresca penumbra dos granitos e pilastras de mármores de pés elevados, passo respeitoso e acanhado no desassossego, percorro os corredores ladeados de imensas pinturas, Miguel Ângelo, Rafael e Bernini entre outros. Na capela Sistina, ali aonde decidem qual o cardeal após o fumo branco fica o Papa, apeteceu-me ficar de papo para o ar apreciando o tecto, ver as duas mãos, os dois dedos tocando no início do universo.
A Capela Sistina situa-se no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. Inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento. A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo.
E eu, com tonturas e uma dor surda na nuca, ali rodei o torcicolo admirando tanta majestosa beleza, era a capela sistina, muitos anjos gordinhos coladinhos às bordas como balões inflados, anafados alguns com cornetas na forma de vuvuzelas e muitos heróis com santos, castelos e ninfas, batalhas, verduras com princesas e nudezes: Tristezas e alegrias, alegorias imóveis no tempo! E, eu deslumbrado naquela Roma. Enfim, um bendito dia com dores reumatóides de pé cansado e não vi o papa, porque estava algures em Castelo Gandolfo. Enternecido, apertei os doloridos ossos, olhar à esquerda, à direita e pró alto. Pelas dez da noite, consolado e quentinho, recuei às malvas orladas de sonho da minha alma sombriamente apegada a uma mancha de betume.
Ilustrações de Costa Araujo Araujo
Nota: Escrita inspirada em parte, nos dias que correm e, num mais antigo cenário Parisiense da Cidade e as Serras de Eça de Queiroz, 116 anos atrás.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA