HUMPATA –A chegada da electricidade a Sá da Bandeira…
Por
Lembro-me quando surgiu a electricidade, e as ruas de Sá da Bandeira foram iluminadas, pela primeira vez, com uma luz que fascinou os meus olhos de criança, na inocente ignorância de saber como era possível a luz aparecer assim, de repente, vinda não sei de onde. A minha mãe, pegara em mim, sentara-me no parapeito da janela, para eu poder observar um mistério, e cerca das seis tarde, salvo erro, surgiu a novidade surpreendente de eu ver uma luz completamente diferente da que... estava habituado a ver. Não me recordo o que terá passado pela minha cabecinha inocente, mas com certeza que houve mil perguntas que ficaram sem resposta.
A porta de entrada da minha casa dava acesso a um corredor comprido, que servia a sala de visitas, o quarto dos meus país, e do lado oposto, o meu quarto e do meu irmão mais velho, desembocando, através de outra porta, na sala de refeições, que por sua vez dava acesso ao quarto das minha irmãs. Nesse corredor, costumava eu e um qualquer amigo de ocasião, jogarmos, com uma bola de ténis, futebol de baliza a baliza. Vem isto a propósito, de que foi nesse corredor que se começaram a abrir os roços para a instalação da tubagem e caixas de derivação, que viriam a ser as vias por onde a electricidade chegaria às lâmpadas, que iriam substituir as velas, os candeeiros de petróleo e o velho petromax, que uma das vezes, ao ser aceso, dera início a um principio de incêndio , que prontamente fora apagado.
Pois era a luz, que dias antes tanto me intrigara, que surgia em casa, aparecia nas lâmpadas do candeeiro da sala, ou nos simples, dos quartos, com um pequeno movimento do interruptor, prova de que, o milagre do progresso tinha acontecido. Passei a entender melhor, um facto que tanto me intrigara, mas que ainda não dominava em absoluto... sabia apenas que começara uma nova era na vida lá de casa, que uma luz vinha substituir outra que fazia parte da historia do passado, e que a vida começava a mudar substancialmente....
As opções do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA