CAFÉ DA NOITE - A AMIZADE, não pode ser definida por decreto…
As escolhas de
FONTE: Café da Noite de Nell Teixeira (Blog)
Quem é capaz de definir a AMIZADE? Alguém da rua irá dizer-lhe que um amigo é um tesouro e não há nada como a amizade, bem como dar-lhe algumas definições ou metáforas, cada uma mais rebuscada sobre o conceito. Mas quanto à verdade, tenho a impressão de que nem todos compreenderão o mesmo sobre a amizade! Um bom amigo é algo fácil de conseguir e não raro se confunde o conceito de amizade para compartilhar entretenimento, passatempo ou festa. Em este canto da internet, e em outros similares, aparece frequentemente alguém com ideias interessantes; tenho a certeza de que cada um de nós poderá oferecer suas perspectivas sobre o que entende por amizade mas esta, pode não coincidir com ideias pré-estabelecidas.
De repente, quase sem pensar, nos ocorre que um amigo é alguém para todos os momentos " de quem sempre está lá " e, com o qual se pode contar quando há erros de permeio, que lhe merece toda a confiança do mundo. Muitas vezes ocorre mau uso do conceito de amizade como o facto de se considerar amigo alguém que acabado de conhecer num bar; mas o mais grave de tudo, é a amizade instrumentalizada, usada por alguém para prosperar, para subir a troco de subterfúgios. O que eu acho ser comum a todo o humano é a necessidade de se socializar no afecto; a amizade acaba sendo algo que buscamos, por vezes até com ansiedade, uma circunstância que dá ao desejo de amizade alguma pitada de egoísmo.
Existe o perigo de drenar nossas dores em nossos amigos, dar descanso de nossas preocupações em um desejo diversão; se nós não paramos para pensar que cada amizade, terá de ser correspondida por igual, acabamos usando indevidamente esse dom. Eu não acho bom rejeitar-se a amizade de alguém com ideias diferentes, isso não é uma coisa ruim, bem canalizada torna-nos até mais humanos, mais abrangentes. A família é-nos imposta, enquanto os amigos, nós escolhemos, fabricamos no correr do tempo. O termo empatia é definido como “a capacidade de penetrar pela imaginação ou premonição, nos sentimentos e motivações de outros", assim como entender as suas tristezas, seus medos e alegrias.
Compreender a preocupação dos outros são anseios que têm muito a ver com a caridade descrita no Evangelho " novo mandamento " na elevada palavra de Jesus Cristo. Não é fácil definir amizade porque tem demasiadas nuances e a vida moderna é muito cheia de sofisma, mentiras e omissões que dificultam a temporalidade do amor ora empolgante ora descartável. A amizade não é em definitivo uma receita médica mas tem sempre uma bula de cuidados a reter para não se ser surpreendido no respeito mútuo ou recíproco. Haverá algumas pessoas que gostam de etiqueta e olhando mais de perto, cada qual puxando a sardinha à sua brasa terá que entender que a realidade, muitas vezes é mais rica do que falam os livros, manuais ou regulamentos. Puerto Colombia 14/09/20
As opções do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA