ANGOLA . NAS CINZAS DO TEMPO - Ongweva é saudade… A descendência
Por
Eduardo Torres – Um Xicoronho de 3ª geração - "Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.” - Gandhi
Tenho um orgulho enorme da minha ascendência. Sempre ouvi a minha avó Vitorina contar a verdadeira história da sua vida e dos seus familiares, quando o Lubango não era mais do que um lugar aprazível no planalto enorme, aconchegado pela envolvência da cadeia montanhosa da Chela. Por ela, conheci toda a sorte de dificuldades porque passaram os seus pais, ela própria, criança ainda. E de um modo geral todos os que compunham essa primeira colónia de madeirenses, que se fixou na zona dos Barracões.
Sempre confiantes na sua capacidade, enfrentaram todos os obstáculos, para conseguirem a realização do sonho que os acompanhava. Foi uma parte da vida que ela conheceu, porque ainda antes de nascer, já os seus progenitores e todos o que formavam o grupo da primeira colónia, tinham escrito seu destino; em cada pegada, em cada pedra que lhes surgia como obstáculo no caminho.
A história que foi a epopeia de caminhar, ou transportados em tipóias, consoante as necessidades de cada um, a dureza de um caminho em zonas desérticas ou selváticas, numa distância longa, para chegarem a um destino quase desconhecido. Sei apenas que ela faz parte dessa história com a abertura dos caboucos de uma esperança que se haveria de transformar numa realidade enorme, regada com muito suor e lágrimas.
Tudo isso me permite, orgulhosamente, dizer que pertenço à terceira geração da primeira colónia madeirense que ajudou a fazer nascer a bela cidade do Lubango, mais tarde Sá da Bandeira, para no presente, voltar de novo a ser Lubango. E é esse orgulho que sempre procurei transmitir aos meus filhos, e que eles, de certeza, não deixarão de transmitir aos meus netos...
As opções do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA