NAS FRINCHAS DO TEMPO - XII de várias partes…
Crónica 3244 de 21.02.2022 na Pajuçara de maceió – Republicada a 07.09.2022 em Lagoa do AlGharb, M´Puto
- KIANDA COM ONGWEVA – Com Zachaf Pigafetta Roxo a kianda tetravó de Roxo e Oxor vinda do Niassa…Quando eu fiquei Minkisi
Por: T´Chingange – Na Pajuçara, Alagoas do Brasil e Lagoa do M´Puto
E, por fim tinha ali em frente dos olhos a Kianda Zachaf Pigafetta Roxo a tetravó da Assunção, uma mulher radiante de beleza, assim estonteante que se ondulava em imagem, ora era, ora não era nem deixava de o ser, quasequase um holograma falante. Depois daquele pulo desassombrado aquietei-me recordando-me estar entre o desejo de saber a verdade e o pavor que lhe tinha, porque zunia na minha cabeça legionários pensamentos.
Recordo aqui que, involuntariamente houve em mim um ligeiro pestanejar de reluzir comoção, quasequase como um vaga-lume comovido de pirilampo. O meu espanto maior foi saber que ela a Kianda Zachaf sabia que eu era o T´Chingange relembrando que socorri no futuro, sua trineta lá na praia do Guaxuma do Brasil, assim e assado com todos os pormenores de barbatana com o Zé Peixe de Sergipe. Na descrição original desta saga das Kiandas, Zé Peixe ainda era vivo e continuava a tomar banho só com a água do mar, sua Kalunga…
CA - Assim, e sem mais edecéteras e vírgulas espantadas de interrogação disse-lhes que sim! Era eu inteirinho da Costa, nascido e desfalecido num vapor chamado Niassa. Foram muitas as perguntas e interjeições com muxoxos de parte a parte! Era agora que íamos pôr os pontos nos iis rebuscados nos pensamentos apócrifos, atrofilados e outros oriundos de rebuliços. Sabes, temos algo em comum, disse ela: - Tu e eu nascemos em um lugar com o mesmo nome. Sei agora, neste ano pandémico de 2022 que àquele lago chamam de Malawi porque abraça totalmente aquele antigo país de Niassaland…
Niassa! E, isso torna-te também um agente kalunga porque tens um espírito forte; para além das águas, nascente num barco com o nome do meu lago tornando-te um Minkisi*, um agente de ligação entre seres humanos e o físico divindade ou espírito das águas, que somos nós. Referia-se a mim!? E, Januário Pieter ali caladinho ouvindo sem intervir, sem definir o verbo derrogar alterando a estrutura dum regime etéreo...
Sentia-me diluir nas pernas e de novo belisquei-me; doeu e, sendo assim e com dor, só podia ser um humano. Estava em pulgas! Foi quando Januário Pieter assim no seu jeito cavernoso me disse: Eu e Zachaf Pigafetta somos irmãos! Uau! Isto, eu não podia imaginar e, continuou: Nossos pais fizeram uma longa travessia desde o lago Niassa, nesse então chamado Zachaf e o Kwanza. Os nossos mais-velhos assentaram arraiais em Cabo Ledo e, foi a partir daí que o destino me fez kianda itinerante da Globália.
Esta estória para além de longa começava a ser demasiado intrincada. Encontrei Januário Pieter pela primeira vez em Jablines a nove quilómetros de Disneyland. Recordo que foi lá que este me contou coisas que desconhecia terem-se passado em Angola nos tempos recentes e, também lá detrás desde os tempos em que Luanda estava na posse dos Mafulos com os Tugas recolhidos em Massangano e do qual fizeram uma segunda capital de N´Gola nas margens do Kwanza. Bom! A estória decerto iria ser bem interessante.
Acontece que a hora já era tardia, "El Pátio Riconcillo" estava para encerrar e, teríamos de fazer uma pausa, remoer o acontecido e ganhar folga para os próximos episódios. E Pieter foi dizendo que eles tinham muitas mokandas na cabeça para contar: - O mais importante nesta minha vida de kianda da Muxima é falar dos entretantos esquindivados de Kwanza acima, Kwanza abaixo relembrando meus tempos de candengue. Minha mana, disse Pieter, terá outras estórias que decerto te encantarão. Estamos aqui para isso; mungweno! Foi assim que nos despedimos por agora.
GLOSSÁRIO: Minkisi: - Agente de ligação entre seres humanos e o físico, elementos de fogo, água, ar e terra; Kianda: - Fantasma, assombração das águas das lagoas, rios e mares ou Kalungas; Kalunga: Junção de espíritos na forma de água, divindade abstracta. O Soba T´Chingange muxoxo: - silvo produzido pelos lábios de vento aspirado entre dentes; esquindiva: - fazer revienga, finta, fazer piruetas, bazar dali.
Nota*: Minkisi: Similar aos orixás dos candomblés de Angola e do Congo. No panteão dos povos de língua quimbunda originários do Norte de Angola, o deus supremo e criador é N´Zambi; abaixo dele, estão os Minkisi ou Mikisi, divindades da mitologia banta. Wikipédia
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA