REGRAS DE VIDA - A liberdade de sermos saudaveis ou morrer atascados em adstringentes, comprimidos e drogas várias – 1ª de 5 partes
Por
As coisas que eu me lembro de escrever. A história de um amigo, a que chamei Alfredo. O Alfredo, tal como muitos Alfredos e outros que por aí andam, estavam bem de saúde, até que um dia a sua esposa, senhora Cristina, a pedido da filha mais velha, a Celinha, lhe disse: Alfredo.......! Vais completar 70 anos de idade, está na hora de fazeres um check-up a sério na próxima visita ao teu médico. Para quê? Sinto-me muito bem! Respondeu o Alfredo. Porque a prevenção deve ser feita agora. Ainda te sentes cheio de força e saudável, é por isso que tem que ser agora, antes que seja tarde, respondeu a sua esposa Cristina. Assim sendo, e seguindo o conselho da dedicada esposa, o Alfredo foi ver o seu médico.
O médico, sabiamente, mandou-o fazer testes e análises de tudo o que poderia ser feito. Duas semanas mais tarde, o médico telefonou ao Alfredo e disse-lhe que os resultados dos exames estavam muito bons, mas havia algumas coisas que podiam melhorar. Passe pelo meu consultório para falarmos sobre o assunto. E o Alfredo lá foi. Depois de ouvir tudo o que o médico tinha para lhe dizer, recebeu deste a seguinte receita: Comprimidos Atorvastatina Forte, para o colesterol Losartanfinol, para o coração e hipertensão, Metiloformina, para prevenção de diabetes, Multivitaminas Rex, para aumentar as defesas naturais do organismo, Norvastatina Plus, para a pressão arterial, Desnorloratadina Cypepida, para as alergias.
Como eram muitos medicamentos, tinha que proteger o estômago, então ele receitou Meprazolyte, e um diurético Agualyte, para evitar os inchaços. Posto isto, o Alfredo, foi à farmácia e gastou boa parte da sua reforma, nos medicamentos receitados. Eram várias caixas lindissimas de cores sortidas e bastante brilhantes. Dava gosto ter aqueles medicamentos em caixas tão bonitas. Porém, o Alfredo ficou um pouco confuso, o que não é de admirar. Nunca ele tinha tido a oportunidade de tomar tantos medicamentos e então, não conseguia lembrar-se, se os comprimidos verdes para as alergias, deviam ser tomados antes ou depois das cápsulas para o estômago e se devia tomar as amarelas para o coração, antes ou depois das refeições e assim sucessivamente.
(Continua...)
KANIMAMBO: Obrigado (Moçambique); um estado de vida; como Deus quer.
As escolhas do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA