REGRAS DE VIDA - A liberdade de sermos saudaveis ou morrer atascados em adstringentes, comprimidos e drogas várias – 5ª de 5 partes
Por
ADELINO VIEIRA
(...) Depois de meses de tratamento, chegou o momento em que o dia do pobre Alfredo já não le queria ficar bom; ele queria voltar a fazer a vida que tinha antes de começar o tratamento das doenças que o médico descobriu. Agora a viúva ou os filhos vão ter que pagar. O pior é que o médico já chamou ao seu consultório a Sr., Cristina, pois não quer que ela tenha problemas por se sentir sozinha. Ela precisa urgentemente de ser medicada. Está em risco de depressão e anda com muito stress. Está também um pouco anémica e perdeu a vontade de comer. A vida continua, tanto para a Sra., Cristina como para o sempre dedicado médico. Esta minha pequena história é dedicada a todos, sejam eles quem forem: médicos ou pacientes. É acima de tudo, uma chamada de atenção para aqueles que delegam em terceiros a responsabilidade da sua saúde.
Esses “ terceiros“, a grande maioria, querem sim saber e cuidar da nossa ou nossas doenças, prelonga-las enquanto podem, encobrindo sintomas sem nunca atacar as causas, e não da nossa saúde. A medicina ganha dinheiro com doenças e nunca com a saúde. Nada daquilo que aqui está escrito é contra os médicos. Eles, não têem culpa da medicina não ser capaz de resolver os problemas das pessoas no que diz respeito à saude. Quando eles, os médicos entenderem isso, talvez muitos mas mesmo muitos procurem alternativas, pois elas existem e altamente confiaveis. Protejam a saúde, como protejem qualquer outro patrimonio.
Lembrem-se: a saúde é o nosso maior e mais valioso bem. Sem ela, os outros bens de nada valem. Sejam livres, pois ser saudavel também é liberdade. Podem não acreditar, mas até essa liberdade nos querem tirar. A liberdade de sermos saudaveis. Corremos sérios riscos de num futuro muito próximo, não termos alternativas se não pensarmos sériamente em nós. É que há já muito tempo, muitos de nós julgam que os outros é que devem resolver os nossos problemas. Mas... esse é o plano. Cabe-nos simplesmente dizer NÃO! Qualquer semelhança com factos reais é só “pura coincidência”. Será?
(Fim)
KANIMAMBO: Obrigado (Moçambique); um estado de vida; como Deus quer.
Ilustrações do Soba
As escolhas do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA