REGRAS DE VIDA - A liberdade de sermos saudáveis ou morrer por coisas impensáveis… Esta vida não é uma prova, degrau ou prelúdio; é um acaso!...
Por
Um amigo virtual das redes sociais insistiu comigo para ouvir a “conversa com Deus tida por Spinoza”, alguém que nem sei quem é. Como um hermeneuta ouvi e até anotei dizeres que se seguem tentando interpretar o sentido das palavras, ajustá-las ao conhecimento e leis universais considerando os códices e textos sagrados ou até a arte da escultura. Anoto aqui e agora o pensar que me fez correr a pena. Nesta literatura de aspecto volátil, teremos de conceber haver situações que ainda estão em construção nas equações de nossas vidas como por exemplo o espaço-tempo que é quadrimensional, união de pontos chamados eventos.
Tenho em princípio que o pensamento enquadra-se nesta quarta dimensão que só pode ser comparada a um espetro que são as frequências que compõem uma onda, registo da dispersão ou distribuição de energia ou radiação.
E o conceito de Spinoza, alguém que nem sei quem é - inicio de citação: “Pare de ficar zangado batendo no peito”; o que quero é que você saia pelo mundo e disfrute de sua vida, goze, cante, divirta-se. Disfrute de tudo o que Eu fiz para você! Pare de ir a esses lugares lúgubres e obscuros. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, rios, lagos e praias. É aí que vivo, e lhe expresso o meu amor. Pare de me culpar; nunca Eu lhe disse que tem algo de mau ou que é pecador.
Pare de ler e tentar decifrar as escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Não me irá encontrar em algum livro! Pare de ter medo de mim ou usar-me para amedrontar quem quer que o seja. Eu serei o puro amor! Não julgo nem critico nem castigo. Pare de me pedir perdão porque Eu, nada terei a lhe perdoar. Eu o enchi de paixões, sentimentos, necessidades e o livre arbítrio. Não passei procuração a ninguém na terra. Fui Eu que fiz você. Que tipo de Deus seria se o queimasse, chicoteasse, ou fuzilasse! Mandamentos? São artimanhas para manipulá-lo, controlá-lo
Respeite o seu próximo, não lhe fazendo o que não deseja para si! Esta vida não é uma prova, degrau, nem prelúdio. Você é livre! Não há prémios nem castigos, pecados ou virtudes. Você é absolutamente livre para fazer de sua vida um milagre, um Céu ou um inferno! Viva como se não houvesse outra vida, como se esta fosse a última. Nada lhe perguntarei! Não quero que acredite em mim; quero sim que me sinta em você! Acaricie a natureza como se o fizesse a mim! Expresse sua alegria; é esse o jeito de me louvar. Não repita como um papagaio em tudo, o que lhe falaram sobre mim. Não se repita! É este o grande milagre; procure-me dentro de você! É aí que eu estarei!” – Fim de citação…
Uma visão demasiado polémica, até vulgar e sem sustentáveis alicerces, vista por mim e por muitos que hoje almejam saber qual o sentido de estarmos aqui, por não saber ao certo de onde se veio e, porque assim aconteceu. É uma vontade profunda do homem inserido na humanidade, obter pelo conhecimento a justificação suficiente para se continuar a busca do que somos neste universo!
Sempre haverá opiniões dissonantes, partículas lançadas ao ar até que definitivamente se saiba andar pelo próprio pé sem forçar a Deus, confinando-o à área que a ciência dos séculos não compreende na plenitude. Talvez o nosso erro seja tentar interpretar nossas ideias preconcebidas…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA