A GRAÇA - A CAMINHA DA RECESSÃO
Crónica 3343 – a 13.01.2023, em uma Sexta-feira - Ando a interpretar a Bíblia; só alguns trechos...
PorT'Chingange no AlGharb do M´Puto
Verifico que tal como Pedro, sou Impulsivo, irreflectido por vezes e, nem sempre vou na diapasão dos demais - penso por mim; não vou em cartilhas, em posturas mal desenhadas ou leis descabidas como este recente escrutínio formulado com trinta e tal perguntas para averiguar se, se tem Ficha Limpa em seu curriculum e, daí poder a vir a ter um lugar no Governo. Sou cada vez mais desconfiado porque nem sempre o que parece, transparece! O homem, não me infunde confiança...juro!
Pedro em sua sinceridade também friccionava sua mente com novos parâmetros e análise de paradigmas. Até segundo se diz e, porque se lê, parecia difícil vê-lo com alguém equilibrado, coisa diferente em mim que sempre ando com gente desclassificada dos carretos! E, ando por isso, muito descrente! Como ele Pedro, ora estou em um lado, ora estou num outro distante mas, agora tenho de ficar agarrado ao sofá ouvindo coisas repetidas na exaustão para preencher o tempo! Mas, vale a pena estar informado, sim! Em meus altos e baixos, nós os dois, em épocas longínquas falamos quando teria sido melhor permanecermos calados, curtir o NADISMO em sua plenitude, pois!
Ou também fazendo afirmações inspiradas, à semelhança da que vimos ontem e antes de anteontem, ou quando Jesus quis saber o que todos pensavam a Seu respeito: “Tu és o Cristo?!”. Ao ouvir o Mestre Messias falar da própria morte e do abandono de que seria vítima, Pedro falou: “Ainda que todos Te abandonem, eu nunca Te abandonarei!” - Esse, era seu problema: Queria mostrar-se forte, quando deveria expressar dependência; era rebelde! Foi quando então aconteceu o que Jesus, o Messias, previu: Pedro O negou. Tendo caído em si, arrependeu-se e por isso ganhou uma nova chance. Lembro esse meu tempo de fantasma que era noite, e a lua brilhava intensamente.
No entanto, recordo o ambiente pesado. O passado havia sido decepcionante, o presente parecia incerto, e o futuro, ameaçador. Pópilas! Agora acontece a mesma coisa, ando aqui metendo tudo na água sanitária, esfregar-me com gel, gargarejar com água salgada e usar muito sabão só para eliminar um invisível e extremamente perigoso diabinho... Também usar alho cru, que afasta as minudencias. Será? Pedro, naquele tempo, estava deprimido, moralmente caído. Se é verdade que a pescaria o ajudava a relaxar, talvez tenha sido essa a intenção dele quando disse: “Vou pescar”, no que foi acompanhado pelos outros parceiros. Isso, agora no 2022, não o poderia fazer sem ter uma especial licença retirada no caça niqueis estatal chamada de Caixa Multibanco. Naquela tentativa, Pedro fracassou. Todos temos um tempo, Noé!?
Aqueles pescadores profissionais tentaram pescar a noite inteira sem apanhar nenhum peixe. Eu pesquei no Auchan a troco dum crédito que o cartão cuspilhou! Dinheiro, hoje, assusta! Contudo, a noite de fracasso com Pedro, chegou ao fim, e os raios do Sol trouxeram-lhe mais do que um novo dia; veremos... Na casa de Caifás, um outro personagem, ele Pedro, pois então, havia negado conhecer Jesus, mas na praia, naquele alvorecer, o Mestre o esperava orientando o método correto para o êxito na pescaria. Naquele tempo não existia um Costa, um Primeiro-ministro auxiliado por um Merdina, cobrador de impostos; era tudo assim mesmo, governamentalizado na palavra…
Pedro teve azar, mesmo; porquê?! O Costa actual, explicou e bem tim-tim por timtim como pescar com máscara no Auxan, assim e assado e só depois frito ou cozido; de preferência português porque peixe chinês, está provado, trás vermes! Naquele tempo de há 2022 anos, mais coisa menos coisa, um tal de João O reconheceu, Pedro se apressou a encontrá-Lo. Porque precisava Dele naquele momento! Pedro sentiu que Jesus ainda o amava e se interessava por ele. Ficou taciturno... E, quando os demais chegaram, o desjejum já estava pronto.
Foi naquele ambiente restaurador que Jesus fitou profundamente os olhos e o coração de Pedro e lhe perguntou três vezes: “Você Me ama?” E tantas vezes quantas O havia negado, o discípulo respondeu: “O Senhor sabe que eu O amo, Senhor!”. E recebeu a missão! Cuidar de nós vindouros... Pedro ainda estava nos planos do Mestre, apesar de suas fraquezas...
Bom dia de Sexta Feira 13 com uma feliz semana. Curioso ser aquele encontro animador para nós, porque nos identificamos com Pedro, digo eu. Eu explico: Somos trambiqueiros por natureza, dizemos hoje o que amanhã reclamamos; somos inconstantes e até outras coisas nada abonatórias mas... E, afinal Pedro também o era! Se em Jesus vemos nossas possibilidades, em Pedro vemos nossas fraquezas! E, foi ele Pedro o fiel depositário das chaves de nosso curral - este nosso Mundo, Noé?! Afinal, existe algo que a GRAÇA não possa superar?
O Soba T'Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA