NAS FRINCHAS DO TEMPO
Crónica 3346 – 18.01.2023 em AlGharb do M´Puto
Por T´Chingange (Otchingandji)
Se não tivermos cuidado acabaremos desactualizados usando mal os computadores avançados por provocação, provocando o caos com a ajuda dos algoritmos, originando ditaduras digitais que nos impingirão liberdade desprovida de realidade. Posso constatar que muitas notícias são truncadas a contento dos DDT - Donos Disto Tudo, abraçados a políticos com Maioria Absoluta. No presente século XXI podemos ser divididos em “castas biológicas” e elites monopolizadoras de riqueza, que nós gente comum, passaremos a aceitar como algo natural.
Malucos e políticos incompetentes ficarão no topo da hierarquia prometendo algo que nunca farão. Da forma como tudo vai ficando, só pode piorar. Hoje, os 0.9 por cento mais ricos do mundo, detêm metade da riqueza mundial. Alguns destes, tal como Cristiano Ronaldo, para além de ricos, ficam símbolos de estatuto social.
Assim sendo, o futuro do povo “massa”, dependerá da boa vontade de uma pequena elite. Tambulakonta!? (vamos ficar atentos). Como uma catástrofe será muito tentador e fácil, mandar as pessoas supérfluas borda fora da Nau-Nação; a eutanásia em rigor, irá servir de justificativa como se o fora coisa comum.
É claro que o mundo está sempre em mudança; na década de 1970 os teólogos da América Latina inventariaram a Teologia da Libertação apresentando Jesus Cristo como um Che Guevara. E, afinal Jesus pode também ser recrutado para analisar o aquecimento global pois os princípios religiosos sempre surgirão eternos e usados em novas posturas políticas.
Enquanto o Papa Francisco lidera a luta contra o “aquecimento global” em nome de Cristo, sermões exaltados de pastores evangélicos, resistem à regulação ambiental com sermões exaltados. Ao invés de outros tempos, no século XXI as religiões não farão chover com procissões.
As mesmas, não curarão doenças com mezinhas, benzeduras e rezas com oxalá nem construirão bombas de matar mas, ainda serão elas, as religiões que determinarão quem faz parte de “Nós” e quem fará parte de “Eles”; quem devemos curar e quem devemos bombardear.
Seja a Arábia Saudita, o Irão, o Congo, Israel ou os USA, todas as Nações seguirão políticas mais ou menos capitalistas, todas vacinarão crianças contra o tétano ou sarampo, todas recorrerão a químicas e físicas e todos fabricarão bombas. Os Russos continuarão a fabricar misseis inteligentes, para delinearem fronteiras a seu gosto, matando gente e destruindo infraestruturas civis.
E, todas as sextas-feiras à noite as famílias judias sentar-se-ão à mesa para em família partilharem uma refeição especial vivida em alegria, gratidão e união. Na história, na política, na religião de cada qual, as pequenas diferenças podem originar grandes efeitos. O Mundo, ainda anda a reconstruir-se…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA