TEMPOS CINZENTOS – Com chá, benzo-me na crença de ocultadas caricias… e, falas bonitas p´ra boi dormir!
Malamba é a palavra
Por
Chamando o interior de minha consciência nestes últimos tempos, ou a partir de certa altura, comecei a ter medo de ter perdido o discernimento e hoje levantei-me cheirando-o e não gostei do cheiro de cavalariça; desconhecia até que o discernimento tivesse cheiro pelo que chamando pela minha própria voz tentei apanhar seu sentido mas, fiquei convicto que já era demasiado tarde. Ninguém contou as horas nem os minutos, excepto o ponteiro grande do relógio por cima da lareira da sala, não dando valor a este pequeno desaire à margem de qualquer estória que se digne.
A porcaria da anilha do sifão não veda a sujeira e talvez por isso, venha até mim esse cheiro de chiqueiro; esta situação está em vias de me trazer uma indisposição física agravada. Aquele doutor da mula ruça disse para tomar a vacina contra a gripe para salvaguardar as minhas mais-valias da vida e ela, a gripe, apareceu-me com todas as mazelas de fungação, tosse seca e húmida, cuspida e ranhosa, brônquios tapados a arranhar-me esse tal discernimento revoltando-se-me comigo; deverias, seu burro ter levado umas chapadas nesse focinho!
Assim mesmo! Num respeitador desrespeito! Não devias tomar essa dose de vírus ou antivírus neste tempo periclitante de jihad com intifada. Essa vacina estava viciada de maldade! No consolo morno do chá rooibos com cidreira, carqueja e umas raspas de gengibre, acomodei-me na constatação implícita de que tenho de aceitar a liberdade dos dias inteiros sem me cobrir com esse tal de véu amarelo ou preto sobre os olhos assustando-me comigo próprio, assim de só-à-toa.
Vou ter de saltar para a estória mesmo depois de ela acabar, mesmo que não tenha respostas para tantas questões que me fazem revolver o fundo do caco, da mala, da cachimónia. Eu até achava que o tempo éra o material mais forte de todos, que nunca enferruja mas o certo mesmo, é que também oxida nas dobras, nas linhas mal soldadas; pensando bem até nas entrelinhas. Continuarei especado sem resposta para todas as questões, sendo eu o remetente. Estou mesmo farto de tantos doutores da mula ruça do M´Puto.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA