CINZAS DO TEMPO – 17.11.2016 – Teremos de compreender que para planear um futuro mais racional em sociedade, nem sempre podemos domesticar a natureza humana…
MALAMBA: É a palavra.
Por
Numa democracia somos todos livres de acreditar naquilo que quisermos mas, a humanidade existe com um propósito ou um sentido social porque o cérebro humano evolui segundo um conjunto de regras que ao longo do tempo se estabelecem como uma aranha que tece uma teia e, com um propósito de apanhar qualquer insecto, mesmo que não se tendo consciência do resultado. Este sentido, implica um conceito e este, implica a existência de alguém ou algo que o conceba.
:::::
Em nossa singularidade, é nas linhas evolutivas desta sociabilidade que surgem indivíduos procurando parceiros de nível elevado na aptidão. Uma bitacaia entra no pé, uma mosca deixa larvas num poro dilatado ou uma unha cresce desmedidamente encortiçado com um fungo difícil de exterminar. E, estes seres humanos ou não, serão atacados com o firme propósito de se lhes reduzir a qualidade de vida. É numa sucessão de mistérios que a vida se torna em uma permanente aventura no sobreviver às investidas alheias, naturais ou acidentais.
Trouxe comigo das terras Lusas um ácaro que me perturba arranhando-me os brônquios, a traqueia, o hiato talvez, que me provoca uma tosse chata e seca, aborrecida de persistente. Não sei o que é mas, Dalai Lama diria que o que tiver de acontecer acontecerá! Sei que é um grave erro tentarmo-nos livrar de todos os parasitas; que até será demasiado prejudicial para as nossas funções corporais.
::::
É provável que também tenha os microscópicos ácaros Demodex vivendo nos folículos de minhas sobrancelhas e muitas mais bactérias nos fluidos da zonas húmidas que não vou aqui enumerar mas que tenho, melhor, temos de conviver com estes medonhos ácaros e bichezas que vistas ao microscópio nos amedrontam! Todos temos estes parasitas que por vezes nos irritam as mucosas, que nos comem as peles envelhecidas, que nos retiram coisas sem nos matar.
Demodex é um género de microscópicos ácaros parasitas que vivem em ou perto de folículos pilosos de mamíferos. Duas espécies que vivem nos humanos foram identificadas: Demodex folliculorum e Demodex brevis, ambos frequentemente referidos como ácaros dos cílios. A infestação por ácaros demodex é comum e geralmente não causa qualquer sintoma, embora ocasionalmente algumas doenças de pele possam ser causadas por eles.
:::::
Felizmente que temos estes predadores que nos comem sem nos consumir por inteiro. Eles e nós coabitamos numa interesseira parceria e que só fica agressiva quando há descontrolo e as bactérias hostis, eliminam as benignas. Até prova em contrário, todos os homens normais são ignóbeis e nobres, muitas vezes em rápidas alternâncias e outras vezes em simultâneo ou nunca mas, todos têm estes bicharocos.
Sempre necessitaremos de compreender que para planear um futuro mais racional, em sociedade, não poderemos domesticar a natureza humana em pleno e, por isso, iremos sempre ter entre nós indivíduos hostis que tal como os ácaros ou bactérias atacarão sempre nossas debilidades do corpo ou exteriores ao mesmo, surgindo-nos como corruptos, ladrões, e políticos que sabiamente nos enganam nessa arte de forjar a verdade. Algo que com o tempo se tornou em uma arte: a do engodo…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA