NUVENS DE CINZA – 17.01.2017 – Curar uma alma, é como ler um livro bem devagar e, concluindo um capítulo de cada vez. Assim apalparemos as medidas da natureza, sarando as feridas da mente …
MALAMBA: É a palavra.
Por
T´Chingange
Curar uma alma, é como ler um livro bem devagar e, concluindo um capítulo de cada vez. As janelas das lembranças abrem-se ou fecham-se seguindo uma cronologia muitas vezes alheia. Umas mergulham na dor, outras em alegrias e, segundo as transições de nossa existência. Porque as coisas foram assim e não de outra maneira nem sempre ficam ao nosso alcance, dependendo de factores a nós alheios; resta-nos manter a tranquilidade do ser porque o que tiver que acontecer, sempre acontece.
Da perfeição com que manter seu aprumo, sua calma, assim dependerá sua oportunidade para receber uma incumbência maior. Eram três horas da manhã quando me refastelei na rede da varanda. Acordei e, porque o sono não voltava, para aqui vim ver o luar de Janeiro. A lua cheia está bem por encima dos prédios aqui circundantes, as nuvens baixas correm no sentido da terra firme e, ora tapam o globo cheio da lua, ora a destapam.
:::::
Foi quando reparei num raio de luz a bater na parte inferior do branco sujo de algumas. A lua tinha nela manchas escuras dispersas pelo seu centro fazendo recordar-me que minha mãe, a tantas perguntas de criança dizia a mim e meus irmãos que aquilo eram silvas transportadas como carregos na costa de homens agricultores. No correr do tempo deu para perceber que aquelas falas eram ditas para aliviar desconhecimentos e evitar perguntas complicadas dos kandengues.
E, porque a sombra sempre se mantinha no mesmo lugar aquilo só podia mesmo ser treta de mãe. Foi neste então que me lembrei de perguntar a Deus se estas incógnitas eram para se perpetuarem na cabeça de muitos que nem tampouco acreditavam que os homens anos mais tarde chegariam à lua, ao tal lugar das silvas e, a que chamaram de mar da tranquilidade. Foi neste então que surgiu o meu mais recente amigo ET STAR 3C325, o tal que saiu da estação orbital nº YYY3C e oriundo duma galáxia a mais de 260 milhões de anos-luz.
::::
Disse-me telepaticamente que nós somos uma bola de ilusão de cor arroxeada e que salta entre corpos assim como dizem, ser espíritas que desencarnam de uns e se grudam a outros corpos sem terem a plena certeza que estão sujeitos a essa mutação. Aquilo que vocês dizem ser a alma! Que tal como ele um corpo etéreo feito holograma, viaja no espaço-tempo electromagnético do Universo sem bordos, sem cantos nem fim.
E falou na forma de nos encarnarmos de forma aleatória ou por escolha! Disse também que Jesus Cristo feito homem, foi o único que reencarnou no próprio corpo mas, que chamam a isso de ressuscitação; que também fez isso a Lázaro. Perante o meu indício de desconhecimento, acrescentou que nós gente de carne e osso só o somos enquanto somos para perpetuar o mundo num mistério que só é lícito ser do conhecimento do Pai, Deus. Só ele tem o condão de decidir.
::::
Que por isso Ele é Omnipotente, Omnipresente e Omnisciente está na Natureza, em todo o lado. É o Senhor absoluta de todas as coisas, acrescentou. Não sei do porquê, este ET despejava isto para mim mesmo sem que lho perguntasse mas, até isto ele leu nos meus neurónios. Poderão comparar isso da alma como sendo um celular tablet que num instante retém, envia ou recebe ondas eu se transformam em imagens e retêm dados.
:::::
Mas que não tem alma, o coração fulcral dos cinco sentidos do olfacto, da visão, da audição do paladar e do tacto. E, disse mais ainda: quando saíres desse corpo poderás entrar ou não em um outro corpo e esquecerás o que és para voltares a ser! Possivelmente já foste o Capelo Ivens ou o Vasco da Gama mas, agora nessa figura a que te chamas de T´Chingange só ficarás no futuro como uma lembrança de ti, teus sonhos escritos, tuas estórias e inventações, tuas dissertações e fricções neste espaço terra, uma areia do Universo.
Este ET revolucionário estava a meter-me macaquinhos na cabeça. Fiz-lhe um gesto de vai-te embora e fiquei ondulando um adeus até um outro encontro. O ET não fez qualquer reparo e bazou sem prenúncio nem indícios com rompantes. Não há noite eterna à qual não suceda a luz de um dia radiante; dos sofrimentos passados conservaremos apenas uma ténue lembrança quase apagada. Num repentemente num flache, dilui-se no ar misturando-se nas nuvens…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA