ANGOLA - TEMPOS DE USUCAPIÃO – A malandragem prolifera desregularizando a democracia – Vou entretanto descansar os olhos e os artelhos…
Malamba é a palavra
Por
O governo corrupto de Angola decidiu em 2009 pedir 693 milhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional dos quais ainda deve cerca de 70 milhões. Voltou agora de chapéu na mão e servilmente a esmolar do FMI mais um empréstimo. O mais certo será que parte deste dinheiro vá parar em paraísos fiscais no reino da Conchinha para gaudio dos cortesãos do paço real que o EDU desgoverna. O Governo Chinês que só exporta chineses, com os seus 1.357 biliões, tudo faz para que dentro de pouco tempo surjam os “CHINANGOLAS” idênticos aquelas que já existem em guetos por esse mundo fora.
Por norma agregam-se ao crime e corrupção, pois a mafia chinesa tem pergaminhos de alto índice. Até aqui e, pelo que se sabe, têm cometido assassinatos e roubos com impunidade e até cobertura das autoridades angolanas. Trinta anos atrás, os Cubanos roubaram angolanos até à medula pois até fabricas inteiras construídas pelos portugueses foram desmanteladas e enviadas para a sua ilha do Caribe. E, também levaram milhares de carros, as casas que tinham sido abandonados pelos brancos, foram devassadas e pilhadas de tudo o que tinha valor.
A ordem de hoje não é suficiente para desencorajar os desmandos que os chineses vão fazendo pelo território. Os membros parlamentares da UNITA, alguns ainda não comprados, vão falando na Assembleia Legislativa, quase a medo. Com o petróleo a perto de 100 dólares por barrir, era roubar à tripa forra; o dinheiro lá ia chegando para pagar aos construtores das obras faraónicas e ainda dava para distribuir algumas migalhas pelo povo carecido. Angola deixou de ser o eldorado que todos procuravam e os contractos de trabalho pagos em dólares e, porque acabaram, saem agora de lá como ratos abandonando o barco. O trágico fim que se avizinha anda a passos largos porque o Kwanza, não é credível no mercado, nem no das quinguilas.
O amor que estes novos emigrantes portugueses diziam ter em relação ao governo que indirectamente lhes pagava, esfumou-se! Desvaneceu! Kitari malé... Milhares deles já regressaram ao M´Puto como os retornados o tinham feito em 1975, só que em muitas melhores condições. Estes novos brancos (na generalidade) nada lá deixaram, nem as lágrimas dum fingido amor pois nada lá investiram. Aos retornados foi dado 5000 escudos por pessoa e por uma vida, para refazerem outra, quando chegaram ao aeroporto da Portela. Tudo o mais deles lá ficou, em Angola! Descolonizado, dizem! Mal vai o país, em que a morgue tenha mais de 300 cadáveres espalhados pelo chão sem que se saiba a causa de tantas mortes repentinas e qual a causa. Custa a acreditar que um golpe de estado em Angola tarde tanto a acontecer! Que o povo seja tão tolerante para com os governantes e seus apaniguados delapidadores das riquezas do país!
Com a ladroagem tão disseminada pelos políticos angolanos, seja na oposição ou nos governantes do MPLA, a mudança fica enferrujada. O recente escândalo do “Panamá Papers” é mais do mesmo espalhado pelo mundo todo. O dinheiro corrompe todos, independentemente da cor da pele e dos que detêm o poder. No tocante a Angola diga-se, o povo angolano tem o que merece, pois foi ele que colocou no poder os políticos que agora os governa; de Portugal pode-se dizer o mesmo com a agravante de serem tomados como mais conscientes! Mais informados!
Angola depois de ter sido fortemente criticada pela comunidade democrática mundial vem candidamente declarar que respeita os direitos humanos como se alguém fosse acreditar. Angola assim, é algures um país de África, uma anedota com um ridículo presidente chamado de “Dos Santos” com muitos energúmenos que perfilam a seu lado. Aonde já se viu ser o EDU a constituir-se dono duma nação, com o poder absoluto no judicial, militar e os escambau como dizem os brazucas…
Nota: Com um outro tom de fala, outros modos, isto já foi dito algures por António J. Canhoto
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA