TEMPOS CINZENTOS . Apalpando as medidas da natureza, sarar as feridas do corpo … Nem oito, nem oitenta!...
MALAMBA: É a palavra.
Por
Li no Correio da Manhã, jornal tribufu do M´Puto, que um militar da GNR foi punido por ter morto um ladrão ainda criança, apanhado com a boca na botija, ajudando o pai no gamanço! O jovem facilitava os assaltos do pai e imagino que passando por postigos que os mais velhos não conseguem, pulando dentro da casa dos outros para desimpedir o trabalho do pai ladrão. Diz a notícia que o caso remonta ao ano de 2008 e, que o militar de nome Hugo matou por acidente aquele jovem ajudante do pai ladrão, quando já iniciavam a fuga. O jovem tinha 13 anos.
:::::
Não li os pormenores, se o tiro foi directo ou em ricochete, se de dia, se de noite ou no lusco-fusco mas, posso imaginar que a cena seria assim como o descrito num dia azarado com lusco-fusco para os intervenientes. Vai daí as chefias militares retiraram-lhe dois terços do vencimento já pequeno, com suspensão de serviço até Dezembro de 2016.
O Tribunal de Loures condenou Hugo GNR a nove anos de prisão efectiva e oitenta mil Euros de indeminização. Com recursos, a sentença acabou por ficar em quatro anos suspensos e 55 mil Euros a pagar de indeminização ao senhor Sandro ladrão; 20 mil Euros, para o pai ladrão e, 25 mil Euros, para a mãe do ajudante ainda jovem, mas ladrão.
:::::
Estas notícias levam-me a pensar que afinal os infractores nesta sociedade têm os seus direitos. É de lamentar ter havido aqui a morte de um jovem mas, aonde já se viu coarctarem um agente por cumprir sua tarefa de zelar pela segurança dos demais. O agente de autoridade diligente que foi, punido por ser zeloso. E, que agora vive da caridade de sua Associação, companheiros e amigos próximos.
Os contratempos deste militar GNR foram muitos, ficou sem a casa, seu carro foi vandalizado supostamente pelos amigos do ladrão; carro que teve de ir para a sucata. Teve de se mudar para garantir sua vida. Mas que poder público temos nós para que isto se verifique assim em cruo, em frio; uma situação que nos leva a não acreditar na justiça, nas leis que nos regem. Deste jeito qualquer policia autoridade está em seu direito de não ver o que vê. Isto não tem sentido, não poder actuar em defesa duma ordem social.
:::::
Que estímulos serão estes para quem é incumbido de nos defender, de nos preservar desta gente ruim e, que infelizmente são tantos e, cada vez mais. Como disse, não sei detalhes deste episodia mas, tudo leva a crer que este agente da GNR foi castigado por excesso de zelo no cumprimento de sua obrigação! Afinal como ficamos…
Não será esta frouxa prática da justiça, um incentivo ou estimulo a proliferar a bandidagem entre nós? Ou os ladrões têm direitos que desconhecemos? Dá-me revolta de nojo ler coisas destas. E, afinal… o senho pai ladrão não foi incriminado por usar seu filho como “ exploração infantil”? Assim, não brinco!…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA