CINZAS DO TEMPO . Nos céus das Arábias …
MALAMBA: É a palavra.
Por
T´Chingange
Tenho-me forçado na medida do possível a encontrar um herói perfeito, um que mostre a face vil e cruel do ser humano e, que desimpedido pelas barreiras do preconceito seja observador o quanto baste para investigar os antagónicos traços das pessoas, um confronto do bem e do mal. Um herói que tenha as sobrancelhas muito salientes no rosto e que faça lembrar respeitosos tons suaves e educados mas, despidos da sobriedade comum. Um herói que ame as artes, a literatura e a ciência; um herói que tenha uns olhos grandes, cheios de sombras azuis, pestanas eriçadas e negras, ramalhudas formas em um rosto vaporoso, e húmido; muita pretensão a minha nesta eclética figura!
Num dia entre muitos e no céu das arábias, um lugar oásis chamado de Dubai aonde mãos humanas fizeram nascer edifícios rolantes a raiar as nuvens e, palmeiras deitadas no mar, só vistas do ar, aqui me encontro. Neste dia um de Outubro, quente e abafadiço numa abobada gigante com ar climatizado, ionizado e enfeitiçado, esperando um võo, de novo subindo aos céus, consumindo fusos e cuspindo sono pelos olhos. Via Johannnesburgo e, pelas 4.40 da manhã detenho-me na visão de soslaio em umas quantas mulheres de preto carregado na forma de burka; vendo eu só os olhos delas por uma minúscula fresta, não deslumbro mais nada e, assim, nem consigo descrever se aquilo que miro é filho ou filha de branco, ou se sua mãe é negra retinta.
Jamais poderia ver nelas as características tão descritivas do meu herói eclético poupando-me os adjectivos para as descrever; assim umas trouxa-mochas carregadas de noite sem estética e de sapatos quedes desqualificados nos anais griffy, impedem-me de ver a nitidez de suas almas, se perversas ou não e, denunciando ao extremo um caricatural e grotesco aspecto, fazendo de mim um oportunista fofoqueiro e bisbilhoteiro de quase mesmo um denunciador social de, ou a quem só serve de modelo ao diabo. Nem sempre podemos ficar isentos destes pensamentos omitindo-nos dos usos, costumes e religiões, por nos parecerem demasiado fora do comum. Num qualquer dia, tornamo-nos incomuns bisbilhoteiros.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA