CINZAS DO TEMPO - Mistérios do vinho… I
MALAMBA: É a palavra.
Por
T´Chingange
Quando se descobre que o mundo é uma ilusão e feira de vaidades, de onde se rompem pomposos queixumes, damo-nos conta de que cada vez mais devemos gozar regradamente e com inteligência, os bens da vida, ! Sempre estranho quando à refeição com mais gente, alguns destes acompanhantes torcem o nariz por eu preterir qualquer outra bebida que não seja o vinho, assim tinto e cheio na suficiente proporção. No entanto pedem Coca-Cola ou outras mistelas de arrepiar a mente. Posto isto consultei os manuais deste liquido, já usado muito antes de Cristo o beber em suas ceias, com seus discípulos.
Vinho e Saúde - Alguns factos!
Há muito que se sabe que o álcool, consumido em pequenas doses regulares, traz benefícios para a saúde. Estudos epidemiológicos mostram que o álcool presente no vinho, cerveja e destilados pode diminuir a mortalidade por enfarto do miocárdio, isquemia cerebral etc. O vinho sobretudo, desperta interesse dos cientistas por apresentar além do álcool, diversas substâncias antioxidantes em sua composição. Entre os mais de 1000 compostos encontrados no vinho, os polifenóis (flavonoides, taninos, catecinas, resveratrol etc) são os mais estudados.
Os polifenóis, derivados de várias plantas, são os antioxidantes mais encontrados em nossa dieta. De acordo com sua origem, apresentam diferentes estruturas químicas. Actualmente, vários estudos têm demonstrado que o resveratrol, um antioxidante natural presente em vinhos tintos e brancos, está associado com os efeitos benéficos do vinho na doença coronária. Além disso, em laboratório, o resveratrol tem mostrado efeito protector contra o câncer. Também controversa é a hipótese de que os flavonoides parecem mostrar um efeito protector contra doenças cardiovasculares, actuando sobre o LDL (colesterol ruim).
O consumo moderado de vinho controla os níveis sanguíneos de algumas substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas. Estas, por sua vez, afectam o colesterol e as proteínas da coagulação. O vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL e aumentar os de HDL (colesterol bom). Com relação à coagulação, o vinho torna as plaquetas presentes no sangue menos aderentes reduzindo os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em locais errados. Estes efeitos poderiam prevenir o entupimento de uma coronária, evitando assim um enfarto do miocárdio.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA