NAS CINSAS DO TEMPO . O paradoxo do paradigma…
MALAMBA: É a palavra.
Por
T´Chingange
Querendo ficar esquecido de seculares guerras, ficar longe do fogo intenso sem cheiro de fumaça na vestimenta, continuo por vontade própria à sombra de tudo isso; de mãos limpas e pés polidos dou-me a tréguas em desejos de somente resistir aos desmandos que me podem contagiar na mente ou no físico. Não prestando contas de minha vida, a não ser dar animo às cordialidades amigas, redes sociais que nem sempre são de sossego, escuso-me a ser dirigido ou manipulado tanto quanto possível.
Estamos vivendo num tempo tão assediado às mordomias da vida, do instantâneo entretenimento e busca pelo prazer, que nem sempre descortinamos o reptício assalto ao nosso templo e, em verdade a todo o tempo, somos vigiados pelo sistema que nos rege na Globália, essa esfera microscópicamente observada por olharapos electrónicos num espaço etéreo imensurável. As ondas curtas, modeladas ou encavalitadas, mesmo sem nós querermos penetram-se por atrito em nossos sentidos como uma máquina virtual, tipo micro-ondas.
Costa Araujo (Meu mano corvo) - O artista
Aqueles artefactos, desvirtuando-nos da tão desejada independência, inevitavelmente, penetram-nos em salpicos e manchas de força, o espírito; manipulação mental de máxima conversão pelo avulso uso e abuso dos nomes de Deus, de Alá ou de Buda, sem falar do hinduísmo, vedismo ou bramanismo. O Livro-dos-livros, o Corão e os escritos budistas iluminam-nos no esclarecimento de que a vida implica, nascimento, envelhecimento, doença e morte. Assim, o sofrimento da vida é inerente a todos; mesmo com fortes convicções ou místicas de religiosidade e adoração, a farta filosofia das muitas vertentes ou do foro espírita, não é por si só suficiente para peregrinar a imaginação ao paradoxo do paradigma.
Ilustrações: Costa Araújo com ele mesmo.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA