NA ARÁBIA . NÃO RESISTO CONTAR ESTA… È TÃO VERDADEIRA QUE ATÉ PARECE MENTIRA
Tó, o garanhão
Missosso: Da literatura oral angolana, contos, adivinhas e provérbios com homens, monstros, kiandas de Cazumbi, animais e almas dialogando sobre a vida, filologia, religião tradicional e filosofia dos povos de dialecto quimbundu. Óscar Ribas foi o seu criador.
Por
T´Chingange
Meu amigo Tó é um garanhão! tem de se ter cautela para não entrar-mos nas más graças do Tó porque ele, língua-de-trapo, põe a boca no trombone e tudo vira o que ele bem quiser! Eu, que não quero cair nas suas mazalengas, até estou com medo de vos contar esta mas, o que tem de ser é muito forte! Se porventura encontrarem este Tó, assim um senhor de seriedade na aparência e já um pouco entrado na idade, nada lhe digam que os rumores são efectivamente muito mais perigosos que os tumores. Pois, continuando, este meu amigo Tó... que é muito bem relacionado com magnatas de todo o mundo, foi à Arábia Saudita. Recebido pelo amigo Sheik Maumed Aki e, sabendo este do quanto Tó era perdido por odaliscas e odalascas, levou-o para a sua tenda Mor, aquela dos encantos Alibabázados.
Nessa noite de cantos ondulados na cálida acalmia do deserto, assistiu a um show erótico de danças do ventre, uma coisa muito comum que os homens dali, têem de entretêm para espicaçar ternuras espaciais. Ao ver que o Tó estava a ficar nervoso o Sheik Aki disse-lhe: -escolhe a que quiseres, e faz-te á vida!!! O Tó não se fez rogado e, com bom olho, assim daqueles de xicululu, tipo turco, com sensores parapiscológicos de vibrar antenas normais em paranóicas, escolheu a que melhor lhe pareceu.!!! A Shakira. Não cabe aqui descrever tais escassas vestes e lantejoulas porque ele nada disso viu! Só viu o íntimo daquela m´boa torneada pelo rei dos reis que nem ele sabia, nem queria saber de tal monarca. Se, ele queria mesmo trepar o coqueiro, que interessava a sua sombra; nestas coisas só interessa o que interessa!
E claro, com o apetite aguçado não perdeu tempo!!! Mas a Shakira só dizia isnobidishe.!!! isnobidishe... Depois de um curto intervalo, pumba novamente em acção, e a garota gritava isnobidishe, isnobidishe, e o Tó pensava, deve estar a gostar para gritar tanto.!!! Rsrsrsr, descansou um pouco e novamente ao ataque; o Tó, era como disse, um garanhão! Um puro-sangue lusitano.!!!! A Belezura, novamente gritava ‘‘isnobidishe’’, e sempre que o Tó atacava ela gritava com o ISNOBIDISHE.! Assim foi piafora, pela noite fora. No outro dia, todo roto, Tó foi convidado pelo Sheik Aki para uma partida de GOLFE; Tó não podia recusar, além do mais relacionar-se-ia com a cambada do petróleo, cheia de caroço e, lá foi ele chambeta, mas armado sempre em bom,!!! Pois, fazer uma partida de Golfe (…). A cada tacada que dava lá do fundo gritavam ISNOBIDISHE!!! Foi quando o Tó perguntou ao Sheik Aki: - Amigão, o que quer dizer Isnobidishe.??? A isto o Sheik Aki responde-lhe FORA DO BURACO.!!!!! Hehehehe
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA