FRINCHAS DO AGORA
- Em tempo de prescrições e outras procissões … ora toma!
Crónica 3385 – 07.05.2023
Por Soba T´Chingange (Otchingandji) na Pajuçara de Maceió
Por vezes é necessário ficar de longe para perspectivarmos melhor o quadro, a foto ou a cena porque de perto, tudo fica desfocado, não temos o alcance para ver tudo com nitidez pois o campo focal não o permite. Assim teremos de, no salão de exposições, retroceder uns quantos passos até tudo se harmonizar ficando com os raios de visão descruzados. No espaço de imagens e em fusos diferentes, também isto acontece!
Depois sim! Aproximamo-nos para ver ao pormenor aqueles fungos encortiçados entalados entre a unha e a carne, levantando a mesma de um lado e encravando-a do outro. Olhado ao pormenor podemos imaginar a seguir a dor que aquela personagem pintada ou em esqueleto de osso poderá sentir, essa dor ao calçar um sapato na justa dimensão e no padrão da moda.
Na foto do governo do M´Puto, aqui de longe e com quatro horas de diferença, posso ver todos os políticos latinos, a querer alcançar o saco do dinheiro ainda recheado de ajudas à resiliência; esse tal de PRE - Plano de Recuperação Económica da UE que assenta em dois instrumentos de apoio financeiro principais: o Próxima Geração UE (750 mil milhões de euros para o período 2021-2024) e o Quadro Financeiro Plurianual (1 074,3 mil milhões de euros para o período 2021-2027). É muita prata!
Vejo os socratistas socialistas e outros esquerdistas, um ou outro desvirtuado de direita com pinças arreganhadas para se coligarem num programa de interesses; comandar a engenharia financeira socratista para desfrisar os muitos fechos ecleres do saco, um baú de contentar amigos, família, camaradas e outros urubus especializados com unhas de falcão. Essa é a arte muito própria redistributiva dos amigaços do partido socialista. Eles, até enganam! Só que não o conseguem fazer a toda a gente, todo o tempo.
Tenho observado que o povo que também é interesseiro, joga sim na não perca de reforma ou vencimento apegados ao quinhão manuseado pelo partido-estado. Partido que sempre se assenhora dessa prática ao invés do Passos Coelho que num dado momento teve de castigar a todos. Depois, e com a maioria absoluta adulteram a ordem das coisas, corrompem-se no poder estimulando as ideias já absurdas tipo estalinistas. Sim! E, que desta feita deram cabo do Serviço de Saúde, da educação, dos valores de nossa cultura, corromperam as infraestruturas com gente incompetente, boys do partido! Bordam e pintam em tons rosas – sempre parecendo!
As instituições descumprem-se na missão, sobrepõem-se a tudo pisoteando as próprias leis. A justiça protela-se, não tem papel, tudo quando lhes interessa, prescreve! O povo nas redes sociais fala e fala mas, tudo fica na mesma. Seus amigos da geringonça põem seus cachorros sindicalistas a perturbar a ordem e organizações a dar prejuízo grosso entram em semanas de paralisação, entende-se esta democracia!? E o presidente? O presidente nada - anda a nadar, isso mesmo!
A palhaçada é generalizada, o presidente assobia pró lado ficando sem poder de manobra, as instituições não funcionam, a carestia de vida sobe, a saúde mazela-se. Quebram sigilos, dizem e desdizem, enganam-nos descaradamente, demitem-se ou são demitidos! Portam-se eles e elas, ministros ou ministras, como putos de escola, mau preparo, fazendo bosta. Já não há estadistas como antigamente. Não mais teremos honra à altura do Aio Egas Moniz do nacimento de nossa nacionalidade.
Para os novos governantes, o que importa mesmo é sobressair, fazer-se notar no estágio do partido político, saber dizer mentiras e circunscrever-se de gente que diz sempre ámen, sim senhor, e após chegar ao topo como cereja no topo do bolo, distribuir benesses, altos vencimentos, altas percentagens, sobrevalorização das comissões, seguir a máquina redistributiva ao jeito jeitoso de Sócrates. Já não há mais figuras de gesta-Lusa, só mesmo de borrada-Lusa, uma cambada. Lembrar-me agora dum tal prócere chamado de D. João de Castro, quarto Vice-rei da Índia no século XVI que empenhou suas barbas para salvar Diu. O Vice-Rei da Índia, correu o risco de ficar com a cara escanhoada. Uau! Valeu…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA