ANGOLA - DO OUTRO LADO DA LUPA - I
Por
T´Chingange
Mordendo a propósito nas “kokas e chispes” dos donos de Angola, os ditos mwangolés, não dos Angolanos em geral, terei de atacar essa quadrilha de facínoras que há 39 anos têm vindo a governar-se em detrimento da esmagadora maioria dos cidadãos; das muitas riquezas que produzidas no país, dos “royalties” do petróleo, diamantes, gás e ferro que diariamente entram nos cofres do Governo e nos bolsos de algumas elites governamentais. José Eduardo dos Santos, o presidente, tem acumulado uma das maiores fortunas do mundo, fechando também a propósito os olhos às actividades de seus mais próximos “Filhos, Sobrinhos, Cunhados e Irmãos Metralha” e as hienas de assessores e demais bajuladores.
Uma vez que os angolanos não possuem capacidade tecnológica para explorar as suas reservas minerais e petrolíferas, recorrem a multinacionais de elevado “Know-how”. Paulatinamente e fingindo requinte com leis umbigadas, desventram as entranhas da terra e mar extraindo riquezas naturais, pertença de todos e não apenas deles mesmo, os corruptos do partido. Enriquecendo á tripa-forra, às claras ou por manhosas compensações lavam dinheiro a fingir de coisa lícita usando especiais expedientes nessa lavagem. Angola, é toda ela, uma grande máquina de lavar kúmbu, missangas de muitos búzios, n´zimbos e caurins de antigamente. São uns libongueiros natos! Libongo recorde-se aqui eram os panos de troca como pagamento de salário ou tarefa em meados do século XIX; mas que grandes tarefeiros são estes mwangolés.
Eles fazem big-festas, dão benesses aos súbditos próximos, subsidiam clubes, cedem participações, concessões, parte dos lucros; umas mãos rotas! Estes calam muitos outros abutres enchendo seus bolsos com muitos dólares; uns esfomeados de notas verdes! Espojos de partilhas ao longo dos 39 anos. Angola é um país rico com uma população a viver no limite da subnutrição; essa miséria, não consegue ser alimentada com o cimento armado desses enormes prédios, centros comerciais que se constroem em Luanda, essa megalomania que tolda sentidos mais nobres. Prepotentes vaidades!
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA