Por
T´Chingange
De mãos limpas e pés polidos dou-me a tréguas em desejos de somente resistir aos desmandos que me podem contagiar na mente ou no físico! Não prestando contas de minha vida, a não ser dar animo às cordialidades amigas, revejo Angola todos os dias através das redes sociais que nem sempre são de sossego, escusando-me a ser dirigido ou manipulado tanto quanto o possível. Mas, muito do que vejo, do que leio, dói-me e, de fora, sei quantos muitos desses 16 milhões de angolanos, têem de mastigar amarguras sem poderem deglutir, serem roubados e vilipendiados sem poderem manifestar suas reais preocupações. Todos os meus amigos que retornaram a Angola fecharam-se nas malambas e pouco a pouco desvaneceram-se naquilo que julgo ser o medo! Chego à triste conclusão que eu, posso na diáspora falar de Angola sem o receio de ser perseguido, preso, torturado ou ser dado como desaparecido por reclamar ou dizer inconvenientes verdades, como vai acontecendo com vários Jornalistas Angolanos.
Mas, se até Mário Crespo jornalista da SIC em Portugal, foi despedido (contrato não renovado) por pressão do Governo Angolano em virtude deste, pretender entrevistar no Jornal das nove da SIC Rafael Marques autor do livro “Diamantes de Sangue”. Suas declarações seriam provavelmente comprometedoras para certos membros do Governo Angolano. Mateus Gonçalves, Mariano Brás, William Tonet, Coque Mukkuta, Armando Chicoca, Pedro Cardoso, Afonso Francisco.
Idálio Kandé, Ana Margoso, Zenina Volola e Matilde Vanda, são outros dos jornalistas angolanos perseguidos e ameaçados pelo Governo. A lista dos jornalistas que já foram detidos é interminável bem como as pressões exercidas sobre os editores dos vários órgãos de comunicação social angolanos. A censura é imposta e a mordaça apertada a todos aqueles que não pactuam com o sistema ou o seu fraco estofo neurótico, não permite que silenciem as injustiças, iniquidades e corrupção que grassa a todos os níveis nas elites governamentais do MPLA. E, será que a oposição está manietada, ou está no bombom no aconchego do kúmbu, do pilim, daquilo com que se compram os kiabos, os chuços, as vontades?
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA