ANGOLA : "O MISTERIOSO VOO DOS BILIÕES DA “BESA AIRLINES” - 3º de IV partes
As escolhas de
KIMBO LAGOA
Fonte: William Tonet e Arlaindo Santana – Folha 8
Suporte: F Brandão
Todos no mesmo saco: CULPADOS. O BNA também?... Sim, também… Pedro Santos Guerreiro, o director executivo, por seu lado, num artigo de opinião que subscreveu, descortina o que se passou: “Paremos para pensar na loucura de tudo isto. Um homem fez o que quis, o BES de Lisboa deixou fazer, os auditores só repararam em 2011. Nessa altura, o BESA estava numa situação tão má que foi necessário o Estado angolano, graças a JES, avançar com uma garantia sobre estes créditos”. E rematou, “Mas alguém vai perder muito dinheiro. Os accionistas, claro. Mas é provável que também o Estado de Angola perca». Façamos aqui uma pausa.
Neste passo da história levantam-se questões interessantes:
A partir deste ponto, a nossa e qualquer outra análise entrarão, como barco à vela, num mar de espesso nevoeiro, sem vento nem correntio e, de velas pandas não vai dar para poder navegar, vamos sim derivar, especular, imaginar o óbvio, como foi possível esse óbvio acontecer, pondo sistematicamente de lado, por termos medo dos jacarés, a única hipótese válida: trata-se de um roubo evidente com mais que provavelmente, inteira e entusiástica cumplicidade directa das mais altas esferas do Estado angolano.
O HOMEM DA SITUAÇÃO
Álvaro Madaleno Sobrinho é um homem tumultuoso e polémico. Acusado em Portugal de fuga e branqueamento de capital, não tendo actividade económica em Angola capaz de justificar os grandiosos investimentos que ia fazendo, vai de si que, antes desta descoberta do mega buraco do BESA, não era preciso apresentar provas de que este homem não podia ser o financiador das compras que as suas sociedades faziam e pretendiam fazer (comprar a RTP, por exemplo), pois ele trabalhava em empresas de terceiros, logo não podia ter outro dinheiro que não fosse o que lhe era pago em emolumentos.
(Continua...)
As opções do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA