MALAMBAS - Sanzala Angola, e seus facebookambas …
As escolhas de
Por: Mário Inácio
O nome de Sanzala Angola, foi um bom nome para referenciar uma terra, Angola… E, é de Angola que se deveria falar, sempre e só, de todas as maneiras e feitios, com todos os gostos e visões, pintando de todas as cores os comentários, temperando todas as criticas de argumentos construtivos… Mas acima de tudo, saber o que se diz, sobre o tema de que se fale… E sempre, mas sempre com muita educação e respeito. Mas, infelizmente não senhor, nada disto acontece… Angola, a terra, o país, as suas gentes e a sua história, são maltratadas e violentadas por dá cá aquela palha… Todos querem ter protagonismo, quer nos comentários, quer nas publicações, e para isso é um vale tudo, de desenterrar os mortos, reavivar “feridas”, humilhar situações… Como não sabem transmitir ou dizer o que quer que seja, recorrem a vídeos, a publicações, antigas, o que é preciso é dar nas vistas!...
Fazem-no em nome de grandes conhecedores de Angola… Alguns, e são bastantes, os poucos anos que lá viveram, foi há 40 anos e pouco ou nada se lembram… Porque quando lá estavam, quando lá viveram, não VIVERAM com Angola, apenas moraram em Angola… Nunca saíram do alcatrão, nem das comodidades de uma vida fácil… Nunca cheiraram o pó da picada, nem molharam o pé descalço na lama, nunca apanharam uma “bitacaia”, nunca limparam o cú ás folhas de uma “vissapa” (nem sabem o que isso é). Falam em loengos, em abacates, em mangas, mas só as conhecem das bancas do mercado, onde até nem iam… Hoje falam em pirão, em funge, em moamba, mas naquele tempo, nunca provaram tal comida e quando a viam comer, viravam a cara de repugnância...! São estes os que mais proliferam pelo grupo e mais “algazarra” fazem… E ai, de quem os contrarie…! Pessoalmente dá-me um gozo bestial ler as suas “excrescências”.
Gosto da “África” e respeito “a minha Angola”, escrevo muito sobre ela, … Sempre com saudade e com muito respeito, por tudo o que nela vivi, … Claro que há complexos, recalcamentos, atitudes sem merecimento de governantes, mas quero rever Angola no seu melhor…. Sou ÁFRICA! Não nasci lá, mas foi lá que cresci e aprendi muita coisa… E essa tanta coisa é a vida! … Em África aprendi a andar, a correr, a ler, a brincar, a escrever e a amar… A amar…! Naquele feitiço que só África tem, … Amar em África é amar tudo com muito intensidade…! É amar o Sol nascendo, a kúkia duma aurora brilhante que convida à vida em um fim de dia prolongado em nostalgia de cores… É amar o mar que se funde no céu e se espreguiça em suaves ondas na areia fina, monaziticas.
É amar os mistérios que enfeitiçam, e convidam a mais. Ser África é amar o cheiro da chuva, o crepitar dos trovões, e o reflexo dos relâmpagos em noites quentes… É amar o cheiro da terra molhada, o cheiro do capim ondulando ao vento, em anharas planas e montanhas suaves que se perdem no horizonte; das queimadas que serpenteiam a noite numa coreografia de luz e cor… Ser África é amar as pessoas, os animais e a natureza… é amar o Amor… E, eu amo África!... E, é como África que eu respiro, penso e reajo, falo e escrevo e também vivo! África nem sei do porquê, além do mais faz-me grande; e, que por erros crassos, tirou-me tudo! Com tudo isso, e pelo muito que aqui não digo, há certamente milhares de pessoas que jamais esquecerão ANGOLA. Foi uma pena que tudo, não tivesse acontecido de forma FELIZ..
As opções do Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA