COISAS DA CHINA – O Dragão e os Tugas euro arianos…
Mussendo: Conto curto de raiz popular, missiva em forma de mokanda (carta) do Kimbundo de Angola (N´gola) durante o tempo colonial (Arnaldo Santos foi seu 1º mestre).
Por
T´Chingange
Gottfried Leibniz no ano de 1697, afirmava: “ É melhor não nos preocuparmos tanto em levar coisas da europa para os chineses mas, acima de tudo, em trazer para a europa as mais importantes ideias chinesas, dado que os chineses são hostis à guerra e, uma vez que estamos a deslizar para uma sociedade cada vez mais corrupta, pode ser oportuno pedir aos chineses que nos enviem missionários…” Isto dito à 317 anos, leva-me em crer que a europa esteve fechada sobre si muito mais tempo do que o bom senso preconizava. Fechados em um horizonte mercantil e missionário os portugueses não obstante terem sido os primeiros a contactar com esse povo e essa cultura, abandonaram-se perante outras nações mais ávidas a enriquecer, sem passarem por essas privações de comer solas de sapatos para sobreviver; Havia já nesse então braveza de torpe aventura Tuga para desbravar terras desconhecidas mas, muito pouca habilidade a fazer negócios com diplomacia. Paulatinamente o poder do comércio foi sendo transferido para os judeus de Amesterdão, Antuérpia e o novo império da coroa Britânica com sua armada invencível. Portugal com três milhões de habitantes, tinha-se tornado um entreposto comercial de produtos (e gente), sendo os ganhos substanciais para Holandeses e Ingleses que, comprando a matéria-prima a granel, as especiarias, depois de confeccionada por eles, retornava a preços incomportáveis.
Ontem um sobrinho meu gozando férias no mukifo dos fundos de minha casa com banheiro privativo e a custo zero, ficou intrigado com uma ducha instalada mesmo ao lado da sanita bem na ponta duma bicha maleável destinada a lavar rabos; pensando ele que era para dar banho ao cão, tive de dar explicações quanto ao seu benefício no seu uso, poupando também no espaço de um bidé antihigiénico lavando indistintas intimidades de homens ou mulheres. Logo nesse dia esse meu sobrinho excitado dirigiu-se-me: - Oi tio!... Aquilo funciona! É mesmo porreiro! Só que tem um jacto muito forte! Tomara, andei em todas as lojas á procura dum desses regadores e não encontrando tive de comprar uma ducha tipo jacto para regar jardim, ora leque, ora jacto ou regador só que eu tinha disposto o zingarelho na forma de jacto limpa pára lamas de carro! Desta forma o fiofó, seria limpo até às estrias mais interiores. Claro que tive de explanar esta questão do fiofó com suas 33 estrias e a que muitas vezes chamo amistosamente de forever porque falar de cu assim a seco é um pouco feio. Atento à minha explicação foi dizendo que teria de comprar uma coisa dessas para não mais passar vergonhas ao despir suas emporcalhadas cuecas! Que sofria de gazofagia, aerofagia ou lá o que era de distúrbios intestinais.
Ontem Fábio traz-me uma novidade! Consegui comprar esse de limpa fiofó! Eu, que tanto tinha procurado, intrigado perguntei-lhe: - Aonde conseguiste arranjar essa coisa? Resposta: - Nos chinocas! E esta, tal e qual, bicha maleável, com chave dorsal, braçadeira de fixar na parede com parafusos e buchas na própria forma anatómica de limpar as estrias mais íntimas do forever! Claro que fiquei deslumbrado! Por isto e demais zingarelhos que trouxe de lá como parafuso de espetar areia de praia para prender chapéu, uma lanterna de luzes tipo very light recarregável, e outras mais, coisas talentosas. Extasiado, dou-me conta do quanto perdemos em todos estes 317 anos burilando os chinocas injuriando-os, ridicularizando-os em suas habilidades. Estes preconceitos antichineses deturparam-nos o bom sentido da vida e, dou-me agora conta que, nas contradições do óbvio, é ali que se encontram os sábios, os homens com talentos e luzes! A Europa já deu o que tinha a dar; corrompemo-nos até o tutano e não há como reverter a situação. Estamos estragados! No fim dum ciclo civilizacional! Agora, é tarde demais para copiá-los!
Ilustrações de T´Chingange
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA